Saúde

Saúde do corpo está totalmente conectada às emoções, segundo especialista

Fisioterapeuta questiona: o que o seu corpo está refletindo neste momento, é saudável?

Foto: Divulgação
Muitas vezes, a doença é o corpo tentando lidar com nossas emoções mais profundas. É preciso encontrá-las e iniciar um processo de limpeza.

Pode ser que você ainda não saiba, a mente pode adoecer ou curar o corpo, e só depende de como você direciona suas emoções e reage ao que acontece. Quem diz isso é a fisioterapeuta Frésia Sa, especializada em saúde integrativa.  “Quando fingimos que está tudo bem, mas vamos acumulando desapontamentos e tristezas, as chances de ter problemas de saúde são muito altas”, diz a fisioterapeuta.

Por outro lado, como explica Frésia, quando desenvolvemos uma postura calma e grata diante da vida, fortalecemos nosso sistema imunológico. 

Segundo a especialista, o corpo é um emaranhado de células inteligentes, que responde aos estímulos da mente, consciente e inconsciente. “Se não podemos controlar o que nos acontece, podemos, ao menos, ter controle sobre como vamos reagir ao que nos acontece. Esse poder de reação está intimamente ligado ao quanto nos conhecemos, ao quanto estamos conscientes diante da vida e ao quanto escolhemos a saúde ao invés da doença”, reforça a fisioterapeuta.

“Conhecemos pessoas que vivem à base de medicamentos, encontrando saídas rápidas e aparentemente eficazes para, praticamente, tudo que lhes acontece. Sou a favor do uso de medicamentos em momentos muito agudos da doença, mas contra a substituição, por eles, de uma investigação apurada das causas do que nos acontece e da mudança de hábitos e de mentalidade na busca da saúde integral”, revela Frésia.

Seu corpo reflete sua mente

Vamos pensar da seguinte forma: se você toma medicamentos, elimina os sintomas daquilo que está incomodando. Quando cessa o medicamento, logo a dor retorna. Esse é um quadro comum de reincidência no caso de dores crônicas, especialmente aquelas para as quais a ciência ainda não tem explicação. De onde vem a fibromialgia, por exemplo? Ou uma psoríase? São respostas que ainda estão sendo buscadas pela ciência.

Mas voltemos ao quadro: com os remédios, os sintomas são tratados. Mas a dor retorna. E aí, como fazer? Frésia fala sobre uma possibilidade real de tratamento: “quando buscamos as causas primárias de dores e doenças, quando entendemos que somos mais do que aquele quadro sintomático atual, é possível encontrar novos meios de lidar e de tratar as dores. Muitas vezes, a doença é o corpo tentando lidar com nossas emoções mais profundas. Encontrá-las e iniciar um processo de limpeza é uma proposta viável e que, muitas vezes, é totalmente eficaz”.

Pontos moeda