Saúde

Sintomas comuns podem esconder doenças inflamatórias intestinais graves

Avanço da tecnologia tem ajudado a detectar as doenças com mais facilidade

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Quando descobertas no inicio, doenças podem ser tratadas via medicamentos orais. 

A incidência de doenças inflamatórias intestinais parece estar aumentando em todo o mundo. Especialistas apontam o avanço da tecnologia no diagnóstico como um dos motivos para o aumento na divulgação de novos casos.

Segundo o médico cirurgião do aparelho digestivo Raphael Eler, as doenças mais conhecidas atualmente são a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. “Muitas vezes os sintomas não são tão claros. Isso faz com que muitas pessoas convivam com a doença por vários anos sem saberem", comentou.

Muitos estudos ainda estão sendo realizados, mas sabe-se que o tratamento medicamentoso é mais eficaz no início da doença. "É importante que o paciente fique atento a alguns sinais persistentes, como dor abdominal, diarreia e sangue nas fezes. Essas doenças não têm cura, mas o controle da inflamação pode ser muito eficiente com medicamentos", acrescentou.

Doenças 

A doença de Crohn é uma inflamação crônica causada pelo sistema imunológico do organismo que atinge uma das regiões do aparelho digestivo, da boca ao ânus, com mais frequência no intestino delgado e grosso. O surgimento é mais comum no início da adolescência até os 30 anos, embora possa ocorrer em qualquer idade.

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória do cólon, conhecido popularmente como intestino grosso. Ela se se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais superficial do cólon. Além da diarreia, sintomas comuns da doença são sangramento retal e às vezes dor abdominal.

Pontos moeda