Saúde

Moradores de Cariacica reclamam da alta incidência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti

Os inúmeros casos de dengue preocupam os moradores do bairro Itanguá. Eles reclamam, ainda, da zika e da chikungunya

Foto: Divulgação/ Governo

É com tristeza que a aposentada Marlene Ferreira mostra os medicamentos que vem tomando há cerca de um mês. Eles ajudam a combater as dores no corpo e o enjoo provocados pela dengue.

"Dor de cabeça, enjoo, dor no corpo, vômito... `às vezes, não tenho vontade de me alimentar e a fraqueza é tão grande que parece que vou desmaiar. No meu quintal seis pessoas já contraíram dengue e eu fico sem saber o que fazer", conta.

Dona Marlene não foi a única infectada na região. Nos dois prédios que ficam no quintal dela, vivem 10 pessoas. Pelo menos seis, contraíram a doença nas últimas semanas.

A dona de casa Leuda Cardoso também foi vítima do mosquito e reclama de fortes dores nas juntas e nos joelhos. E o motorista Fernando Trancoso, contou que foram necessários quatro exames para que o zika vírus fosse identificado no seu organismo.

Preocupação

Os inúmeros casos de dengue preocupam os moradores do bairro Itanguá, em Cariacica. Eles reclamam, ainda, da zika e da chikungunya. Doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Um dos pontos onde o mosquito estaria se multiplicando na região é uma casa desocupada desde agosto. Sem os devidos cuidados, a água acumula em objetos espalhados no quintal. Nos baldes e latas cheios, uma grande quantidade de larvas de inseto.

A secretaria municipal de saúde afirma que realizou ações de combate ao Aedes aegypti no bairro, nos dias 6, 7, 10 e 11 destes mês. Mas para a população não foi suficiente. Explicou, ainda, que a rota dos agentes é definida de acordo com o levantamento de dados sobre a infestação de mosquitos da dengue.

Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda