Saúde

Butantan lança aplicativo capaz de monitorar exames, vacinações e casos de covid-19

Além de dados sobre a exposição ao vírus, a plataforma também conta com um espaço para cadastro do cartão de vacinação e acompanhamento clínico de pacientes por meio de um formulário

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Instituto Butantan divulgou o lançamento do aplicativo Global Health Monitor (GHM). A plataforma surge com o intuito de monitorar exames, índice de vacinação, casos suspeitos de covid-19 e dados sobre a exposição ao novo coronavírus. 

Para catalogar as informações, o aplicativo utiliza dados de geolocalização de pessoas que já foram infectadas nos últimos 14 dias e mostra se, em determinada, área existemnúmeros de casos expressivos. Com isso, é possível saber o grau de exposição e os possíveis riscos de contaminação.

O aplicativo também utiliza uma tecnologia chamada contact tracing (rastreamento de contato) e está ligada à uma outra plataforma conhecida como Tainá, responsável por concentrar as informações de pessoas testadas.

Outra funcionalidade do GHM é que a plataforma realiza um acompanhamento clínico do usuário através do smartphone. Para isso, epidemiologistas do Butantan criaram um formulário onde os sintomas do usuário serão avaliados, podendo auxiliar no controle da disseminação do vírus com certa antecedência.

A carteira de vacinação também pode ser anexada ao aplicativo pois o mesmo conta com um espaço em que o usuário pode informar quais vacinas ele já recebeu, o número do lote da dose e a data da aplicação. O aplicativo também conta com uma área de notícias a respeito da pandemia no Brasil e um local com dicas para se proteger do vírus como higienização e distanciamento.

O aplicativo Global Health Monitor encontra-se disponível para downloads na Play Store, loja de apps do Google para smartphones Android e na Apple Store, para produtos da Apple.

* Com informações do Portal R7

Pontos moeda