Saúde

Câncer infantil: sinais e sintomas podem ajudar no diagnóstico precoce

A dificuldade em confirmar o diagnóstico é um dos fatores que faz com que muitos pacientes iniciem o tratamento em fase avançada

Foto: Divulgação

Com apenas 13 anos, Juan Yure Carneiro das Chagas já enfrentou obstáculos que poderiam desestruturar qualquer pessoa adulta. Depois de uma inocente brincadeira entre amigos, ele descobriu uma alteração no osso femoral e foi diagnosticado com Osteosarcoma, um câncer ósseo que começa nas células formadoras dos ossos. 

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, a cada hora, surge um novo registro de câncer em crianças e adolescentes. A doença é a que mais mata crianças e adolescentes de 01 a 19 anos no país. 

Mesmo assim, Juan não desanimou. Como parte do tratamento, ele precisou passar por uma amputação e encontrou, no esporte, a chance de um recomeço. Com apoio do surfe, o pequeno manobrou a doença. "A cura foi a melhor alegria da minha vida. Hoje eu sou um vencedor", disse.

Com o enorme desafio de mudar a vida de crianças e adolescentes com câncer, na segunda-feira (15) é celebra o Dia Internacional da Luta contra o Câncer Infantil. A data tem como objetivo alertar sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura. 

Para aumentar os indicies de curados no Brasil, o Instituto Ronald McDonald, instituição sem fins lucrativos, promove a saúde e a qualidade de vida para crianças e adolescentes antes, durante e após o tratamento da doença através de diversos projetos.

Juan Carlo Moreira, foi diagnosticado, aos 10 anos, com dez tumores malignos e uma metástase no pulmão. Ele passou pelo tratamento oncológico e contou com o auxílio de um dos programas coordenados pelo instituto. 

Segundo o superintende do instituto, Francisco Neves, no Brasil, o tempo entre a percepção de sintomas e a confirmação diagnóstica do câncer infantojuvenil é longo e por isso muitos pacientes chegam ao tratamento em fase avançada da doença. 

Em sua fase inicial, os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil podem se assemelhar aos de doenças comuns da infância, o que muitas vezes dificulta a suspeita e o diagnóstico correto do câncer em crianças e adolescentes.

Principais sinais e sintomas do Câncer infantojuvenil:

- Aumento do abdômen;

- Dores de cabeça - especialmente se incomum, persistente ou grave, acompanhada de vômito (normalmente pela manhã ou com piora ao longo dos dias);

- Sangramentos no nariz ou gengiva;

- Tontura;

- Palidez e hematomas;

- Emagrecimento - quando a criança não ganha peso, perde peso ou ganha peso de forma insuficiente;

- Alterações oculares - pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos;

- Fadiga, letargia ou mudanças de comportamento - como isolamento;

- Dor em membro ou dor óssea;

- Caroços ou inchaços - especialmente se forem indolores e sem febre ou outros sinais de infecção;

- Febre e tosse persistente - ou falta de ar e sudorese noturna.

Pontos moeda