Saúde

Já ouviu falar em 'moscas volantes'? Problema na visão pode atingir de jovens a idosos

Em casos mais sérios, a doença pode ser solucionada por meio da realização de cirurgia para substituição do vítreo do olho

Foto: pexels

Reclamações de pacientes que afirmam enxergar manchas escuras parecidas com moscas, pontos ou teias são constantes nos consultórios de oftalmologistas. O problema, conhecido como 'mosca volante', é mais comum do que se imagina. Ele surge com o envelhecimento, devido a falhas no vítreo, que é a parte gelatinosa do olho. 

Jovens não estão livres de serem diagnosticados com o transtorno. O problema pode ser antecipado pela exposição ao sol, uso de algumas medicações ou outros problemas de saúde, como diabetes.

A médica oftalmologista, Klícia Molina, explica que a doença não oferece riscos a visão. “As moscas volantes geralmente não oferecem riscos à visão, mas incomodam muito, pois elas formam grumos que podem flutuar no líquido do vítreo e formar sombras que são projetadas na retina. Em raros casos, a cirurgia pode ser necessária”, disse. 

Os pacientes geralmente convivem com o problema. Em casos mais sérios, a doença pode ser solucionada por meio da realização de cirurgia para substituição do vítreo do olho. Entretanto, os médicos só recomendam o procedimento para pessoas que apresentam um grande número de manchas, já que trata-se de uma intervenção arriscada.

Uma dica dos especialistas, para as pessoas que apresentem as "moscas gigantes" em estágios simples, é movimentarem os olhos. “Ao focar em uma mosca volante, tente olhar para cima, para baixo e para os lados, pois a movimentação ocular pode mudar a posição das manchas, diminuindo o incômodo”, sugeriu Molina.

Os sintomas mais comuns são, principalmente, o surgimento de manchas escuras no campo de visão. "Elas são semelhantes a moscas, pontos, fios ou linhas que pairam no ar; se movem quando se mexe os olhos ou quando se tenta olhar para eles”, disse. 

Klícia adverte que aparentemente as moscas parecem somente um problema chato e que incomoda, mas pode indicar ou estar associado a problemas mais sérios, como o descolamento de retina. Por isso, viu moscas volantes? Procure um oftalmologista.

"Em todos os casos, mas nesses mais ainda, é fundamental consultar um oftalmologista para que, após a identificação do problema, seja iniciado o tratamento", orientou. 

Pontos moeda