Saúde

Risco de ser infectado pelo coronavírus ao tocar botões públicos é baixo, aponta estudo

Chance de contrair covid é de 5 para cada 10 mil pessoas; entre as amostras coletadas, apenas 8% continham o novo coronavírus

Foto: Pixabay

A probabilidade de contágio da covid-19 por meio de botões, maçanetas e outros objetos em áreas públicas é muito baixa, pois a concentração do vírus nesses locais é rara, de acordo com um estudo do Instituto Federal Suíço de Ciência e Tecnologia Aquática (Eawag).

O pesquisador Timothy Julian, um dos autores do estudo, explicou que a chance de contágio é de menos de cinco para cada 10 mil pessoas que tocam nos botões. Entre as 29 amostras coletadas nesse tipo de objeto, apenas 8% continha material genético do vírus.

Entre abril e junho de 2020, 350 amostras coletadas foram analisadas por biólogos na superfície de portas de lojas, tampas de contêineres de lixo, caixas eletrônicos, distribuidores de gasolina ou botões em semáforos em faixas de pedestres.

A análise dessas superfícies também pode servir como um instrumento de alerta precoce para acompanhar a evolução das infecções na população, já que são pontos que são tocados até 30 vezes por hora por diferentes pessoas.

"Como a análise de águas residuais, a detecção de SARS-CoV-2 em superfícies frequentemente afetadas pode ser uma ferramenta muito útil para a conclusão de testes biológicos", disse Julian.

Os biólogos analisaram se a desinfecção da superfície e a lavagem das mãos foram eficazes na redução do risco de infecção, em um segundo estudo.

Nesse sentido, determinou-se que a utilidade da desinfecção de superfícies depende de muitos fatores e não é tão eficaz, enquanto a lavagem das mãos oferece "proteção universal" e reduz consideravelmente o risco de contaminação.

*Com informações do Portal R7

Pontos moeda