Saúde

13 municípios do ES não registram mortes por covid-19 há mais de 100 dias

Quatro desses treze municípios, (Vila Valério, Itaguaçu, Águia Branca e Ponto Belo) já não registram óbitos há cerca de 7 meses

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Na guerra contra o coronavírus, alguns municípios do Espírito Santo vêm registrando um número cada vez menor de mortes provocadas pela covid-19. Alguns deles, inclusive, já não contabilizam óbitos há bastante tempo.

Dados divulgados no Painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde mostram que quatro deles já não registram mortes há 7 meses ou mais. No topo do ranking, a cidade de Ponto Belo, localizada no extremo Norte, está há 8 meses sem óbitos (239 dias).

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde da Sesa, Luiz Carlos Reblin, a ampla vacinação tem relação direta com a ausência de mortes nessas cidades. "De fato, tivemos um avanço muito grande na vacinação. Quase 90% do grupo formado por jovens com 18 anos ou mais já completou o esquema básico (duas doses da vacina). Isso é uma cobertura de altíssimo nível. Alcançamos 87,9% de cobertura dos adolescentes. Temos ainda o reforço dos idosos que está chegando perto dos 90% (86%).

Reblin reforçou que as vacinação vem cumprindo o papel dela, "protegendo mais a população", disse.

Um outro ponto destacado pelo subsecretário, é o avanço nos protocolos de cuidados desenvolvidos ao longos dos dois últimos anos. Os pacientes tratados nos últimos tempos têm acesso a tratamentos que não existiam logo que a pandemia provocada pela covid-19 começou.

Até março quase a metade da população capixaba pode ter entrado em contato com o vírus da covid-19

O subsecretário de Vigilância em Saúde do estado falou ainda sobre a onda provocada recentemente pela variante Ômicron no Espírito Santo. "Até o fim de março, depois da introdução da variante Ômicron, quase a metade da população capixaba poderá ter entrado em contato com o vírus da covid-19". 

Guardadas as devidas proporções e quando comparado a épocas anteriores, (número de casos x número de mortes), "o número de óbitos em apenas um mês, entre janeiro e fevereiro de 2022, poderia ter chegado a 4.500", avaliou Reblin. 

Cuidados no Carnaval

Faltando cerca de uma semana do Carnaval, Reblin falou sobre os cuidados que a população deve tomar. 

"Sabemos que a maioria das cidades tiveram que cancelar os festejos. Porém, sabemos também que muitas pessoas vão organizar suas próprias reuniões. A gente até pode festejar, mas tem que ter cuidados. É provável que não tenhamos uma grande curva após o Carnaval, disse.

Confira a lista de municípios que estão há mais de 200 dias sem óbitos:

- Vila Valério: 230

- Itaguaçu: 204

- Águia Branca: 203

- Ponto Belo: 239

Municípios que estão há mais de 100 dias sem óbitos:

- Pancas: 107

- São Roque do Canaã: 192

- Santa Leopoldina: 116

- Laranja da Terra: 158

- Itarana: 171

- Bom Jesus do Norte: 169

- Vila Pavão: 118

- Apiacá: 145

- Dores do Rio Preto: 164


Pontos moeda