Saúde

Asma: doença crônica afeta 20 milhões de brasileiros

Quem tem asma pode e deve praticar atividades físicas, porque elas ajudam a controlar a doença

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Asma não tem cura, mas tem tratamento. 

A asma é uma doença crônica que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros. Causada pela inflamação das vias áreas, tendo como principais sintomas a falta de ar ou dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito, chiado no peito e tosse. As causas da doença não são totalmente esclarecidas, mas os médicos acreditam que ela pode ser desencadeada por fatores genéticos e ambientais, como exposição a ácaros, poeira e poluição. 

A médica pneumologista Jéssica Polese explica mais sobre a doença e os tratamentos disponíveis.

O que é asma?

A asma é uma doença crônica inflamatória das vias aéreas que acomete principalmente os brônquios, canais que levam ar aos pulmões. A inflamação dos brônquios diminui a passagem de ar, causando os principais sintomas da doença.

Quais são os sintomas da asma?

Os principais sintomas da asma são falta de ar, tosse e chiado no peito. Geralmente esses sintomas se agravam quando há algum fator externo, como infecção das vias aéreas causada por gripes e resfriados, exposição à poluição, alergias, etc.

Mudanças de temperatura pioram a asma?

O choque de temperaturas é uma mudança bastante agressiva para quem tem as vias respiratórias mais sensíveis. Além das crises de asma, é comum haver piora de rinite ou tosse.

A asma tem cura?

A asma não tem cura, mas é tratável. Para controlar as crises da doença é importante prestar atenção no ambiente em que o paciente asmático vive. Deve-se minimizar ao máximo a exposição à poeira, evitar tapetes, carpetes e cortinas e limpar com frequência ventilador e ar condicionado.

Qual o tratamento para a asma?

O tratamento para asma é feito com basicamente dois tipos de medicação: medicamentos de controle para prevenir o aparecimento dos sintomas que reduzem a inflamação dos brônquios e medicamentos de alívio, para amenizar os sintomas quando houver piora da asma.

Há restrições para a prática de exercícios físicos?

A prática regular de exercícios físicos é indicada para o tratamento e controle da asma porque melhora a capacidade cardíaca e respiratória do indivíduo. A natação é um bom exercício porque fortalece os músculos respiratórios, no entanto, toda a prática esportiva é indicada e, por isso, o asmático poderá escolher aquela que mais gosta.

Pontos moeda