Saúde

Câmara de Guarapari recebe diretoria do HFA para esclarecer atendimentos

A reunião aconteceu nessa terça-feira (19).

Foto: HM Propaganda

O superintendente do Hospital Francisco de Assis (HFA), Jailton Pedroso, e o diretor técnico da instituição e também obstetra, Dr. Álvaro Mendes, compareceram à Câmara Municipal de Guarapari para prestar esclarecimentos à população. A reunião fez parte da Comissão de Saúde da Casa de Leis e foi conduzida pelo vereador e também presidente, Dr. Rogério Zanon, o relator, Marcos Grijó e o membro Denizart Zazá.

Entre os temas abordados estavam qualidade do atendimento; disponibilidade do exame de ultrassom, hoje destinado a pacientes internados; protocolo do parto adequado, em que o médico avalia as condições da paciente para indicar parto cesariana ou normal; capacidade do hospital para estender a idade atendida; entre outros pontos questionados pelos membros da Casa.

Durante as considerações, Jailton ressaltou sobre a estrutura do HFA. “Não tem cidade no Espírito Santo com 120 mil habitantes, como Guarapari, que tenha uma estrutura hospitalar materno-infantil melhor do que a nossa. Nós nos tornamos referência no Estado”. Contudo, a estrutura não foi o único ponto levado em consideração. “Trabalhamos diariamente para melhorarmos a cada dia. Queremos crescer com Guarapari e não aceitamos qualquer fala ou comportamento que vá contra o protocolo de atendimento de qualidade que adotamos no Hospital. E quando isso acontece tomamos as providências administrativas”, explicou.

O Dr. Álvaro Mendes explicou que o HFA acolhe as mães a partir da 39ª semana. “Nós temos um acordo com o município em que ao final da gestação nós também acompanhamos o pré-natal. Por este motivo, é normal que a gestante vá até o hospital com mais frequência. Nesses momentos as gestantes são acompanhadas, avaliadas e são internadas com indicação clínica. A opção do tipo de parto é sempre baseada em protocolo e conforme desenvolvimento do trabalho de parto. Antes disso, no entanto, ao completar 35 semanas, as gestantes são convidadas para um encontro no hospital para conhecer a estrutura, equipes e tirar dúvidas”, completou.

Sobre os últimos atendimentos, o superintendente destacou. “Cabe a nós nos comprometer em cobrar da nossa equipe um atendimento cada vez melhor. Os órgãos competentes, como o CRM e a própria Justiça, vão julgar caso a caso e estamos disponíveis para dar qualquer esclarecimento necessário. Mas é importante que a população também cumpra o seu papel de cobrar para que a saúde melhore cada vez mais.”

Os representantes do hospital se colocaram à disposição para retornar à Câmara e ressaltaram que as portas do hospital estão abertas. Ao final, foi firmado um compromisso de humanização do atendimento aos pacientes. “O HFA é muito importante para a nossa cidade e não queremos que ele encerre as atividades em Guarapari, longe disso, queremos que ele melhore ainda mais. O próximo passo da comissão é fiscalizar o compromisso firmado aqui hoje de humanizar o atendimento aos pacientes. Se for necessário, voltaremos a chamá-los para dar explicações”, concluiu o presidente da comissão, vereador Dr. Rogério Zanon.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do HFA

Pontos moeda