Saúde

Dia Internacional da Síndrome de Down: cuidados que todos deveriam saber

Alimentação rica em vitaminas e substâncias antioxidantes é fundamental para pessoas portadoras do Down

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Atividades recreativas auxiliam no desenvolvido psicomotor de pessoas com Down. 

22 de março. Dia Internacional da Síndrome de Down. Existem determinados cuidados alimentares que todo pai ou cuidador de criança com Down deve saber para garantir melhor desenvolvimento dessa criança e melhor qualidade de vida. Não existe ainda no País uma estatística específica sobre o número de brasileiros com síndrome de Down. 

Mas a estimativa tem como base que 1 para cada 700 nascimentos possuem a síndrome de Down.

O médico, Wesley Schunk disse que as crianças com essa Síndrome são mais propensas a obesidade, portanto o primeiro grande alerta é sobre a quantidade de alimento que deve ser ofertado para eles e é claro a qualidade do alimento. A obesidade é a porta de entrada para diversas doenças como a hipertensão, diabetes e o colesterol alto. “Os pais e responsáveis devem evitar, e se possível, retirar os alimentos industrializados do cardápio dessas crianças. Devem sempre preferir produtos naturais e um cardápio colorido e variado”. 

O cuidado com a alimentação deve começar desde os primeiros meses de vida. A empresária Patrícia Silva faz uma alimentação equilibrada com o pequeno Pedro desde a amamentação, mas em ocasiões especiais, como festinhas, ela libera o doce e o que estiver sendo servido, porém não faz parte da rotina dele a alimentação inadequada.

Alimentação rica em vitaminas 

De acordo com Wesley, outro ponto de atenção importante é que as crianças com a síndrome devem ter uma alimentação rica em vitaminas e substâncias antioxidantes. Isso  porque o organismo delas sofre mais ação de oxidantes que aceleram o envelhecimento das células. “Deve-se investir no consumo das frutas vermelhas e cítricas, aveia e cozinhar utilizando açafrão. Esses alimentos contém boas quantidades de antioxidantes que ajudarão ao organismo desses pequenos a repor suas necessidades”, disse.

Atividade física 

Outro ponto que requer atenção e não pode ser menosprezado pelos pais é a necessidade de incluir, desde pequeninos a atividade física na rotina dessas crianças. O exercício colabora, e muito, no desenvolvimento do portador da síndrome de Down. “Deve-se começar desde cedo, pois ajuda a melhorar a circulação sanguínea, a postura, ajuda a acelerar o metabolismo, que no portador da síndrome já é mais lento, além de ser uma vertente para promover a inclusão social”, disse o educador físico, Jhonny Costa.

O profissional ainda disse que não existe uma atividade específica para essas crianças, seus gostos devem ser respeitados, eles podem fazer o que quiserem, desde que bem orientados. Natação, bale, surfe, futebol e tantos outros.

“Assim que atingir a adolescência a musculação é muito indicada e fundamental, pois beneficia o desenvolvimento e promove uma redução de gordura corporal com relação ao aumento de massa muscular. Devido ao quadro clínico do Down, que desde o nascimento convive com a falta de tônus muscular e está sujeito a cardiopatias, a musculação tem um papel importante na saúde do indivíduo, além de estimular o desenvolvimento físico-motor”, disse.

Pontos moeda