Saúde

Doença Falciforme: unidades de saúde oferecem diagnóstico precoce e tratamento

Hemocentros são as principais referências para as pessoas com doença

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Exame do teste do pezinho é utilizado para a detecção da doença. 

A Doença Falciforme (DF) é uma das enfermidades hereditárias mais comuns no mundo e acomete, principalmente, a população negra. O Dia Municipal do Falcêmico é na terça-feira (19) e, no município da Serra, além do teste do pezinho para a detecção precoce, parte do tratamento é feita nas unidades de saúde.

Na maioria dos Estados, os hemocentros são as principais referências para as pessoas com doença falciforme, mas há serviços importantes para a qualidade de vida do paciente ofertados pelo município.

O diagnóstico precoce ocorre com o teste do pezinho, que deve ser feito preferencialmente na primeira semana de vida do bebê. Na Serra, ele é feito na Maternidade de Carapina e nas unidades básicas de saúde.

Para crianças acima de 4 meses e adultos que tenham evidências clínicas da doença, é ofertada nas unidades básicas de saúde a eletroforese de hemoglobina para diagnóstico.

É muito importante que as pessoas diagnosticadas continuem o acompanhamento nas unidades de saúde para receber atendimento conforme as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme.

O diagnóstico e o tratamento precoce podem alterar o curso evolutivo da doença e, assim, reduzir óbitos e aumentar o tempo e a qualidade de vida.

Doença Falciforme

A doença é causada por uma mutação no gene que produz a hemoglobina A (HbA) originando uma outra mutante, denominada hemoglobina S.

A mutação teve origem no continente africano e, no Brasil, devido à grande presença de afrodescendentes, base da população do país, ela constitui um grupo de doenças e agravos relevantes.

Os sintomas são diversificados. Podem ser brandos ou, em sua maioria, sintomas graves, como crises de dores ósseas, dores na barriga, infecções repetidas, o que pode levar à morte.

Pontos moeda