Saúde

Ônibus do Hemocentro volta a circular no Estado para coletas

Veículo está capacitado para promover doação de sangue e cadastro de medula óssea

Foto: Divulgação/Sesa
Objetivo do Hemoes é sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.

O ônibus do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) inicia a agenda de 2019 com programações para a realização de coletas externas a partir desta terça-feira (26). A primeira parada será na faculdade Multivix, no campus da Serra. Na quinta-feira (28), o veículo estaciona na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. Haverá doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea. As duas ações iniciarão a partir das 8h30, com encerramento às 13h.

A expectativa do Hemoes é sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares. Além disso, o objetivo das ações é aproximar o Hemoes do público externo e aumentar a coleta de sangue e estoque.

Dados coleta externa em 2018

Durante o ano de 2018, a equipe de Coleta Externa do Hemoes realizou 53 ações. Houve campanhas em municípios do interior do Estado, em empresas da Grande Vitória, em comunidades, universidades e igrejas. Ao todo, o atendimento foi prestado a 4.061 mil candidatos a doação de sangue, com coleta de 2.778 bolsas de sangue, além de 2.165 cadastros de medula óssea durante as ações que integravam as duas formas de doação, seja de sangue, seja de cadastro de medula.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos. A primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos e menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação de dois meses para homens e três meses para mulheres.

Programação da unidade móvel do Hemoes

26/03 (terça-feira)
Horário: 8h30 às 13h
Local: Faculdade Multivix Serra
Endereço: Rua Barão de Rio Branco, N° 120, Colina de Laranjeiras, Serra.
Ponto de referência: a própria faculdade.

28/03 (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 13h
Local: Igreja Católica Nossa Senhora das Graças
Endereço: Rua Itaiabaia N° 495, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha (em frente ao supermercado Casagrande).

Pontos moeda