Saúde

Conheça os sintomas da doença do trato urinário que mais acomete os brasileiros

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 35% das mulheres pós-menopausa apresentam incontinência urinária de esforço e 40% das gestantes apresentarão um ou mais episódios

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

A incontinência urinária atinge, principalmente, mulheres e idosos, causando incômodo, constrangimento e até afastamento do convívio social. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 35% das mulheres pós-menopausa apresentam incontinência urinária de esforço e 40% das gestantes apresentarão um ou mais episódios durante a gravidez, ou logo após o parto. Entre as pessoas acima de 65 anos, esse número pode chegar a mais de 60%.

Segundo o urologista Eduardo Muracca Yoshinaga, cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com este problema. O especialista explica que todas as pessoas aprendem a segurar a micção e isso torna esse processo automático. Mas, a perda desse controle pode acarretar a incontinência urinária.

Disfunção 

Essa disfunção é caracterizada pela perda involuntária de urina, aliada à incapacidade de controlar o momento e o local de esvaziar a bexiga. Normalmente há uma maior incidência em mulheres na faixa dos 50 anos (12%) e na faixa dos 80 anos (25%), porém, o público masculino também sofre com o problema que pode ter uma relação mais direta com a idade ou cirurgias da próstata.

“Em bebês e crianças até os 6 anos, essa incontinência é comum pois, como ainda não aprenderam a controlar a necessidade de ir ao banheiro, acidentes ocasionais podem ocorrer com certa frequência. Os pais precisam estar alerta e acompanhar seus filhos para que não se torne um problema crônico ou algo mais sério”, comenta o especialista. 

As causas são diversas. Podem estar relacionadas à gravidez, parto, tumores, doenças que comprimem a bexiga ou pulmonares que geram pressão abdominal, obesidade, tosse crônica no caso de fumantes, obstrução do canal da uretra, genética, entre outras.

O importante é estar sempre alerta e procurar auxílio médico quando algum sintoma surgir, pois apenas o profissional qualificado poderá identificar a causa e o tipo de perda urinária para tratá-la com eficácia. “A boa notícia é que na maioria das vezes o problema pode ser solucionado por meio de diferentes tratamentos, que vão desde exercícios para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico, medicamentos, até cirurgia”, reforça o médico.

Saiba mais sobre os três tipos distintos de incontinência urinária

Incontinência de urgência

É caracterizada por um desejo incontrolável de urinar, acarretando a perda da urina antes da chegada ao banheiro. Embora, em algumas mulheres, esteja relacionada a uma infecção urinária, na maioria dos casos não é possível definir uma causa específica.

Fístulas

A perda de pequena quantidade de urina quando a bexiga está cheia representa as fístulas e, normalmente, é resultado da incapacidade de esvaziar completamente a bexiga. Desta maneira, a urina continua acumulando até que ocorre um transbordamento.

Incontinência de esforço

Ocorre quando um esforço – tosse, espirro, segurar muito peso, dar risada – provoca o aumento da pressão no interior do abdômen sobre a bexiga. Se os músculos e ligamentos que dão suporte para a uretra estiverem enfraquecidos, ela se abrirá e haverá perda de urina. 

Pontos moeda