Saúde

Entenda por que lavar a cabeça no salão ou até trocar uma lâmpada no teto pode causar um AVC

Movimentos bruscos com o pescoço, executados sem os devidos cuidados, podem ser graves

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
O AVC só ocorre quando uma pessoa tem pré disposição na DACE. 

Imagine as seguintes cenas: lavar a cabeça no salão de beleza, receber uma massagem na nuca, trocar uma lâmpada no teto ou alongar o pescoço. Parecem atividades fáceis, não é mesmo? Mas algumas pessoas, logo após a execução desses movimentos, podem sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), causado pela dissecção arterial cervical espontânea (DACE). 

A doença ainda é pouco conhecida pela sociedade e acomete principalmente os jovens. A DACE é a ruptura não traumática de uma ou mais camadas internas da parede de alguma das artérias do pescoço responsáveis pela irrigação sanguínea do cérebro,  e quando se rompem provocam ao AVC.

O neurologista José Maria Modonesi explica a relação. "Qualquer movimento brusco que você fizer com o pescoço pode ocasionar a doença. Isso porque as veias são sensíveis e pode ocorrer a ruptura do endotélio da artéria. Para melhor entender, essa ruptura ocorre principalmente com a carótida interna, que não é bem fixada, e a artéria vertebral por seu trajeto cervical", explicou o neurologista.

Outros fatores de risco 

Ir para academia, gastar calorias, fortalecer os músculos, inclusive o coração. Esses são hábitos saudáveis e indicados pelos médicos como prevenção para várias patologias.  Porém, é importante lembrar que para tudo existe um limite e saber diferenciar o exercício saudável da busca desenfreada pelo corpo perfeito, porque movimentos errados ou exagerados podem resultar no AVC. 

Outros exemplos são exercícios abdominais e os esportes radicais, como saltar de bungee jump. "Eles podem ter consequências desastrosas quando mal feitos. Por isso é importante que as pessoas estejam atentas aos movimentos", disse o neurologista.

Dicas

- Quando for praticar algum exercício lembre-se de se alongar e usar proteção, principalmente quando a prática envolve esportes radicais;

- Em caso de dores ou desconfortos na cabeça, pescoço e coluna, não negligencie os sintomas, busque ajuda médica;

- Faça os exames periódicos e certifique-se que está saudável e apto para praticar exercícios físicos.

Pontos moeda