Saúde

Qual a quantidade e o modelo de silicone para cada tipo do seio?

Tórax, tamanho da mama, altura e peso da paciente são fatores muito importantes na hora de escolher a prótese mamária

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Histórico de câncer de mama da paciente e a localização da auréola e do mamilo, também devem ser avaliada pelo médico. 

Vaidade e insatisfação são dois dos motivos que tem elevado a taxa de realização de cirurgia plástica no Brasil e os jovens brasileiros são os que mais procuram por procedimentos estéticos. O Brasil ultrapassou os Estados Unidos neste quesito, mesmo com o País norte-americano registrando praticamente o dobro da população, de acordo com as estatísticas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A cirurgia plástica mamária está no ranking dos três principais procedimentos cirúrgicos estéticos mais procurados pelas brasileiras. E no que se refere a escolha da prótese de silicone, as dúvidas são inúmeras. O cirurgião especialista no assunto, Humberto Pinto, esclareceu os pontos principais do implante mamário. 

Como saber a quantidade ideal de silicone? 

Humberto Pinto - A primeira coisa a se levar em consideração é o biotipo da paciente. Muitas vezes ela chega com uma expectativa que não é o ideal pra ela. Então, o cirurgião plástico precisa analisar o tamanho do tórax, tamanho da mama, altura e peso da paciente e o grau de elasticidade da pele, por exemplo. É um trabalho criterioso para que o resultado seja harmônico.

Como escolher o melhor modelo? 

Humberto Pinto- Existem vários modelos de prótese: redonda, cônica, anatômica, entre outras. Nesse caso também o cirurgião plástico tem que avaliar o tamanho do tórax. A mais usada é o modelo redondo perfil alto e em casos destoantes escolhemos outras opções.

Que outros fatores o médico cirurgião plástico avalia? 

Humberto Pinto- O histórico de câncer de mama da paciente, a localização da auréola e do mamilo. "Na hora de colocar a prótese, eu opto por colocar, na maioria dos casos, atrás do músculo peitoral, porque fica um resultado mais natural e não atrapalha a mamografia". 

Coloquei o silicone, e agora? Quais os cuidados? 

Humberto Pinto- Cada cirurgia plástica exige um pós-operatório com cuidados específicos, mas em todos os casos é imprescindível seguir as orientações do cirurgião plástico para que a cicatrização seja tranquila e os resultados os melhores possíveis. Nas duas primeiras semanas a movimentação dos braços é um pouco limitada. Durante o período de pós-operatório é indicado que a paciente não se exponha ao sol, pois os raios solares podem manchar a pele recém-descolada para a colocação da prótese. O tempo exato depende de cada paciente, mas recomendo ao menos 60 dias evitando a exposição direta.

Pontos moeda