Saúde

Anvisa aprova medicação que reduz em mais de 45% as dores causadas pela doença falciforme

Doença é debilitante e está associado à uma inflamação crônica

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel

A Doença Falciforme (DF) é uma das enfermidades hereditárias mais comuns no mundo e acomete, principalmente, a população negra. A doença, que passa dos pais para os filhos, é debilitante e vai além dos glóbulos vermelhos em forma de foice. 

Essa condição pode levar a episódios agudos de dor, conhecidos como crises de dor falciforme ou CVOs, além de complicações com risco de vida. As dores são a principal causa pela qual os pacientes com doença falciforme procuram atendimento médico em hospitais, levando a aproximadamente 200 mil visitas de emergência nos EUA por ano.

Uma nova medicação, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode reduzir em mais de 45% as dores causadas pela doença. O medicamento Adakveo da Novartis, reduz a frequência de crises em pacientes que tenham 16 anos ou mais. O Adakveo é o primeiro medicamento registrado para a condição que atua evitando a obstrução dos vasos que causam o forte sintoma. 

Renato Carvalho, presidente da Novartis no Brasil aponta que a revisão prioritária da Anvisa comprova a importância desse medicamento para os pacientes que enfrentam desafios únicos e há anos sofrem com dores inimagináveis. "Confirmando mais uma vez o nosso compromisso de reimaginar a medicina, desenvolvemos o primeiro medicamento que reduz a frequência das crises, o que permite uma melhora considerável na qualidade de vida dos pacientes".

"Os pacientes sofrem com crises de dor muitas vezes negligenciadas e, até então, sem solução que amenizasse esse sintoma que limita tanto a vida da pessoa", afirma André Abrahão, diretor médico da Novartis Oncologia no Brasil. "Após décadas esperando novidades no tratamento, os pacientes com doença falciforme agora têm uma opção inovadora que os permite retomar sua rotina".



Pontos moeda