CORONAVÍRUS

Saúde

Coronavírus: entenda por que suplementos e vitaminas não são solução para combater o vírus

Uma das dúvidas é se há a possibilidade de se imunizar e combater o vírus com vitaminas e suplementação. A resposta é direta: não

Foto: Divulgação

As perguntas e incertezas das pessoas sobre a Covid-19 vêm crescendo exponencialmente, junto com a expansão do novo coronavírus pelo Brasil e pelo mundo. 

De acordo com Alexandre Naime, infectologista e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), não há vitamina que seja capaz de assegurar que uma pessoa não se contamine com o Coronavírus – ou qualquer outro. “Não existe forma de se imunizar contra o Coronavírus. Nenhum suplemento ou vitamina tem ação comprovada para proteção contra qualquer infecção e, muito menos, contra o Coronavírus”, afirma Naime.

O médico cita o exemplo da vitamina C: “é um grande erro pensar que tomando vitamina C você impede essas infecções. Infelizmente algumas pessoas não desapegam desse uso”.

Viviane Laudelino Vieira, nutricionista e professora da FSP-USP (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo), afirma que se deve ter cuidado na busca por vitaminas e suplementos. “É controversa a ideia de que, quanto mais vitaminas, melhor. Em muitas situações, o excesso de vitaminas é eliminado pelo corpo através da urina. Em outros, pode trazer efeitos adversos”, explica a especialista, que avisa: “As pessoas somente devem consumir suplementos mediante prescrição de profissional da saúde.”

Para se combater o Coronavírus, a forma mais eficaz continua sendo a higiene, como lembra Naime: “Como prevenir? Evitando aglomerações e contato com pessoas doentes, em primeiro lugar. Em segundo, sempre fazer higiene das mãos e dos objetos que se tenha contato.”

O médico explica que, com uma boa alimentação, é possível ter os nutrientes necessários para a saúde sem precisar recorrer a vitaminas ou suplementos. “Recomendamos a todos uma dieta equilibrada, se possível, montada por um nutricionista. Assim não será preciso recorrer a suplementos”, aconselha.

E o isolamento social decorrente do Novo Coronavírus não deve impedir a busca por esses atendimentos com nutricionistas. Isto porque as consultas não presenciais estão liberadas até 31 de agosto, após decisão do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).

FONTE: Portal R7

Pontos moeda