Saúde

Retirada de excesso de pele após bariátrica é coberta pelo SUS e planos de saúde

Além da autoestima e qualidade de vida, o excesso de tecido pode provocar outras doenças

Foto: Divulgação

Depois de passar por cirurgias como a bariátrica e colocação de balão intragástrico, muitas pacientes podem apresentar flacidez de pele devido a perda extrema de peso. Para restabelecer o maior órgão do corpo, as pessoas podem ser submetidas a uma cirurgia plástica. O procedimento é coberto pelo SUS.  

Além dos distúrbios relacionados à autoestima e qualidade de vida, o excesso de tecido, que fica após o emagrecimento, pode causar outras doenças. O atrito de pele, por exemplo, pode resultar em dermatite e infecção de repetição, principalmente, no abdômen. 

Como não é considerada apenas uma questão estética, a cirurgia tem cobertura pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelos planos de saúde, principalmente, para dermolipectomia abdominal em pacientes com abdômen em avental.

O cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Fernando Amato, explica que há vários tipos de cirurgias para retirada de pele e algumas podem ter contraindicações. Por isso, o médico destaca que é fundamental conversar com um especialista e realizar exames antes do procedimento. Anemia, distúrbios psicológicos e outras doenças podem impedir a retirada do tecido.

“Contamos com vários tipos de cirurgias que estão indicadas para a retirada de excesso de pele, salvo as contraindicações. Entre os procedimentos temos à disposição abdominoplastia, cruroplastia, braquioplastia, mamoplastia, lipoaspiração, lifting facial, torsoplastia e gluteoplastia. A indicação é individualizada, ou seja, depende da análise do especialista e das condições de saúde do paciente”, afirmou.

Após passar por uma bariátrica, o paciente precisa ficar com o peso estabilizado de seis meses a dois anos para, só então, ser submetido ao procedimento de retirada do excesso de pele. 

O tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar e reúne psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, endocrinologista, psiquiatra, gastrocirurgião e cirurgião plástico.

Pontos moeda