Saúde

Veja os principais exercícios outdoor realizados no Estado e seus benefícios

Beach Tênis, frescobol, canoa havaiana, corrida de rua e corrida de montanhas são alguns exemplos.

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Circuitos de bike a longa distância exigem condicionamento físico e roupas específicas 

Os exercícios físicos ao ar livre tem conquistado cada vez mais adeptos, principalmente no Espírito Santo. Às atividades físicas são opções para quem foge das academias ou deseja somar práticas junto a ela. O mercado esportivo já entende essa demanda, e prova disso é um festival de esportes outdoor que ocorrer nos dias 20 e 21 de abril. 

O Insanity Mountain como é chamado, será realizado no Mestre Álvaro, município da Serra-ES. O festival envolve diversas atividades como Trail Run, Bike e Caminhada Guiada para grupo Kids.

Foto: Arquivo Pessoal Insanity Mountain
Fisioterapeuta especialista em ortopedia e traumatologia esportiva, Denis Peres

O fisioterapeuta especialista em ortopedia e traumatologia esportiva, Denis Peres, que também é praticante de Trail running, explica que as atividades têm ganhado mais adeptos porque podem ser executadas tanto como hobby ou esporte para competição. "As corridas de rua, hoje em dia, estão famosas. É comum ver as pessoas querendo competir. A bike também tem seu espaço, desde os passeios turísticos (que tem longa distância, mas é feito de forma mais lenta e não exige muitos equipamentos) até os circuitos de bike feitos por atletas (que exigem condicionamento físico e roupas específicas)".  

Denis comenta que qualquer um pode praticar exercícios ao ar livre. Desde crianças até pessoas idosas. "São esportes que aceitam muito bem qualquer tipo de atleta ou praticante. Pessoas mais baixas, altas, magras ou mais pesadas, todas podem participar. Basta ter vontade e estar liberado pelo médico, com os exames em dia", aconselhou. 

Exercícios 

O beach tênis une volei de praia, tênis e badminton. Além de queimar centenas de calorias (aproximadamente 600 em uma hora), e fortalecer suas pernas, o esporte também proporciona uma atividade totalmente descontraída. 

A canoa havaiana é uma atividade física cuja estrutura principal é ser uma embarcação a remo, com um flutuador lateral que dá estabilidade aos praticantes. O esporte é considerado radical e proporciona desafios em momentos prazerosos aos seus praticantes. A atividade pode gastar até mais de 1000 calorias em uma hora de prática. 

Já em relação aos benefícios físicos, a canoa havaiana atua na perda de peso, melhora o condicionamento, tonifica os músculos e ajuda na flexibilidade.

Abaixo você confere seis bons motivos para praticar exercícios outdoor

Quebra de rotina: as atividades possibilitam descobrir novos ares e lugares. Você nunca estará no mesmo local, pode diversificar os passeios desde as praias até as montanhas, mudanças de ambiente te ajuda a desestressar;

Saúde física e mental: as atividades trabalham o corpo e a mente, promovendo o equilíbrio, ajudando gastar calorias- perder peso, acelerando o metabolismo e prevenindo doenças;

Aproximação com a natureza: é considerado um benefício extremamente importante. Você poderá usufruir de novas paisagens, sentir o contato direto com a vegetação, os animais locais, fazer novas descobertas e entender melhor sobre a preservação do meio ambiente;

Astral elevado: estudos comprovam que praticar esportes ao ar livre libera hormônios do bem-estar, como a endorfina, aliviando o estresse. Também auxilia no combate à depressão, melhora o humor e eleva a autoestima e, consequentemente, o astral .

Alimentação mais saudável: as atividades ao ar livre despertam a vontade de investir em pratos e bebidas saudáveis. O corpo começa a necessitar de maior ingestão de alimentos in natura devido os gastos energéticos, fazendo com que você opte por alimentos ricos em vitaminas, proteínas e gorduras boas.

Interação social e familiar: praticando novas atividades você pode conhecer pessoas diferentes e ampliar o seu circulo social e de amizades. Além disso, os exercícios também são uma boa maneira de realizar atividades em conjunto com os filhos, estimulando a prática já na infância. 

Pontos moeda