Saúde

Dia da prevenção e combate a hipertensão: conheça os alimentos bons e ruins para controle da doença

Atitudes diárias são capazes de favorecer a redução e controlar a hipertensão, que pode ocasionar problemas cardiovasculares e até mesmo o derrame

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
As frutas assumem um papel essencial no tratamento e controle da doença, porque são ricas em vitaminas, fibras, minerais e substâncias antioxidantes. 

A data 26 de abril, celebra o dia de Prevenção e Combate à Hipertensão, uma condição que pode resultar em diversas complicações, como acidente vascular cerebral, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica e doença vascular de extremidades.

Pequenas atitudes e modificações do estilo de vida já são capazes de favorecer a redução e o controle da doença, alguns exemplos são controlar o peso, reduzir a ingestão de sódio, de gorduras do tipo saturadas e de colesterol, ingerir mais fibras, vitaminas e minerais, incluindo potássio, cálcio e magnésio, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e à base de cafeína, praticar atividade física regular e não fumar. 

Foto: Camilla Baptist
Marina Uvo, nutricionista. 

A nutricionista e gastrônoma, Marina Uvo, destaca a importância de incluir no dia a dia as frutas oleaginosas, como nozes, castanhas, amendoim, amêndoas e pistache, que contém baixo teor de sódio e quantidades significativas de substâncias que podem auxiliar na redução da pressão: gorduras monoinsaturadas, magnésio, potássio, cálcio e substâncias antioxidantes como os polifenóis e o selênio.

As frutas também assumem um papel essencial no tratamento e controle da doença. São ricas em várias vitaminas, fibras, minerais e substâncias antioxidantes. Todos esses compostos podem auxiliar na redução da pressão, além de exercer efeitos benéficos para a saúde dos vasos sanguíneos.

Marina também reforça a importância de incluir aveia na alimentação do hipertenso, um alimento rico em proteínas e fibras. Adicionar aveia na dieta aumenta a saciedade e contribui para a diminuição dos níveis de colesterol e glicose no sangue.

Quanto ao sal, a nutricionista orienta que ele pode ser substituído por ervas, especiarias, vinagre e limão, que também realçam os sabores dos alimentos. Marina explica que a ingestão diária de sal recomendada é de até 5 gramas ao dia (o que equivale à 2.000 mg de sódio), sendo 3 gramas (3 colheres de café rasas) do sal de adição e 2 gramas de sal ou 800 mg de sódio já presente nos alimentos e produtos industrializados.

Confira abaixo uma lista de alimentos que devem ser evitados ou, pelo menos, consumidos com muita moderação. 

- Embutidos: salsicha, presunto, salame, linguiça, mortadela, paio, calabresa, mortadela;

- Conservas e enlatados: milho, azeitona, palmito, ervilha, patês;

- Alimentos defumados: carne seca, bacalhau, toucinho;

- Salgados: croquetes, coxinha, empada, esfiha, quibes, salgadinhos de pacote;

- Alguns queijos: como parmesão, roquefort, cheddar, provolone;

- Molhos prontos industrializados: (catchup, shoyo, mostarda, inglês);

- Margarina e manteiga com sal;

- Sopas industrializadas, temperos e molhos prontos, caldos de carne.

Pontos moeda