Saúde

Mulher sofre derrame após estalar o pescoço; entenda!

A britânica Natalie Kunicki, de 23 anos, sofreu um acidente vascular cerebral após romper uma artéria estalando o pescoço

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa. 

Era para ser uma noite divertida, assistindo um filme ao lado de um amigo. Mas, o dia 4 de março se tornou uma péssima lembrança para a paramédica britânica, Natalie Kunicki, de 23 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), após romper uma artéria estalando o pescoço.

Para muitos, o ato de estalar mãos, pescoço, dedos e até mesmo as costas é algo comum e inofensivo, porém os médicos alertam para os riscos que a "manobra" pode gerar para a saúde. O som gerado aos estalar ou até mesmo quebrar um membro do corpo, na verdade é o "estouro" de bolhas de nitrogênio das células que se deslocam.

Natalie só foi perceber que havia algo errado 15 minutos após estalar o pescoço, quando tentou se levantar para ir ao banheiro e notou que sua perna esquerda estava paralisada. Os médicos que prestaram atendimento a jovem, disseram que há uma chance em um milhão disso acontecer.

Após o derrame, a paramédica ficou com algumas sequelas e segue tentando se recuperar.

Sintomas do derrame

Popularmente conhecido como derrame ou AVC, o Acidente Vascular Cerebral é classificado em dois tipos: Isquêmico e Hemorrágico. Eles ocorrem quando a veia do cérebro entope ou rompe, respectivamente.

De acordo com a neurologista do Hospital Meridional, Mariana Lacerda, quando não é possível evitar o AVC, o importante é aumentar a chance de sobrevivência por meio de um rápido socorro. Por isso, é fundamental reconhecer os sintomas:

Sorriso: Peça para a pessoa sorrir, se o sorriso sair torto, pode ser sinal do derrame;

Abraço: Peça para a pessoa levantar os braços como se fosse te abraçar, se o paciente tiver dificuldades com o movimento, este é outro sintoma da doença;

Mensagem: Peça para a pessoa repetir uma frase, se a fala estiver enrolada, pode ser AVC;

Urgência: Havendo qualquer um desses sinais chame imediatamente o SAMU, discando 192. 

Pontos moeda