Saúde

Neurocientista diz que pessoas conectadas a fé são mais saudáveis e felizes

"Elas são mais comprometidas com a saúde e exercitam mais o poder do autocontrole", diz especialista.

Foto: Divulgação
Estudo foi realizado pelo Office for National Statistics, considerada uma espécia de IBGE britânico. 

Durante o mês de abril, muitos cristãos celebram a Semana Santa e o Dia da Paixão de Cristo. O período é de reflexão, penitência e vigília. Mas você sabia que a fé pode ter um efeito mais amplo do que apenas uma referência à tradição religiosa? É o que diz a psicóloga e neurocientista Cássia Rodrigues.

Segundo a especialista, estudos apontam que os fiéis são mais felizes e vivem mais. "Não se trata de uma tradição ou religião específica. Aqui o diferencial é o comportamento que as pessoas religiosas apresentam. Elas são mais comprometidas com a saúde e exercitam mais o poder do autocontrole", destacou. 

Dessa forma, a fé é vista em sentido mais amplo, envolvendo questões como o significado e o sentido da vida, por exemplo. "A fé é capaz de motivar e de trazer esperança. Esse comportamento faz toda a diferença nas coisas simples do dia a dia e nos grandes desafios", completou a especialista.

Estudo

O estudo realizado pelo Office for National Statistics (ONS), considerado uma espécie de IBGE dos britânicos, mostrou que as pessoas de fé são mais felizes do que as que não creem. E dentre as religiões, os maiores índices de satisfação com a vida foram registrados na tradição judaico-cristã. O estudo também apontou que o menor índice de felicidade foi registrado entre os que não têm religião, como os ateus, por exemplo.

E você, também acredita nisso? 

Pontos moeda