CORONAVÍRUS

Saúde

Covid-19: médico lista as perguntas mais importantes ao ter um familiar na UTI

Familiares de um paciente internado com covid-19 se sentem à deriva diante de um momento delicado, enquanto se dedicam às demandas da internação

Foto: Divulgação

Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de infectados pela covid-19 e de mortes seguem aumentando. Para quem vive a aflição de ter um familiar internado na UTI em decorrência de uma doença com tratamentos ainda em fase de testes, aguardar respostas dos médicos pode ser ainda mais desorientador quando não se sabe quais perguntas devem ser feitas sobre o paciente.

O diretor da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Rodrigo Biondi, explica que os familiares de um paciente internado com covid-19 se sentem à deriva diante de um momento delicado, enquanto se dedicam às demandas da internação. 

Biondi comenta as principais perguntas que devem ser feitas no caso de um familiar na UTI. 

Qual é a previsão do tempo de internação na UTI para os pacientes infectados pelo COVID-19? Em média, o tempo de permanência de um paciente comum em uma UTI no hospital público é em torno de 6 a 7 dias dias. Um paciente grave com covid-19, pode permanecer de 14 até 21 dias.

De acordo com Rodrigo Biondi, a doença por si só tem evolução rápida, mas não é sinal que está fora de controle. Cerca de 15% dos pacientes precisam de cuidados especiais disponíveis nas UTIs, como medicações e uso de equipamentos, entretanto outros 5% irão precisar de uso de equipamentos específicos, como os ventilares mecânicos, devido à evolução da doença para a Síndrome Respiratória Aguda Grave, o que debilita o paciente a ponto dele precisar de ajuda para respirar – a taxa de mortalidade nesses casos é alta.

O paciente precisa ficar sedado? Não, necessariamente, mas a sedação é necessária se o paciente precisar ser entubado.

Todo paciente internado em UTI precisa usar ventiladores mecânicos? Nem todos, cerca de 5% dos pacientes de covid-19 vão precisar desses equipamentos, que são os casos mais graves.

Há perigo de o paciente piorar o estado de saúde por estar dividindo o mesmo quarto com outro paciente infectado pelo covid-19? Em internação de casos covid-19 suspeito ou confirmados, esse quarto deve ser utilizado por um único paciente. Se outro paciente tiver a confirmação de infecção pelo mesmo vírus, podem compartilhar o mesmo quarto sem problemas.

É possível visitar um paciente internado em UTI devido às complicações do covid-19? Se sim, quais são os cuidados que devemos ter ao visitá-lo? Geralmente, as visitas a pacientes internados em UTI são limitadas a duas pessoas por vez e, dependendo do estado do paciente, o hospital pode limitar ainda mais o contato com a família. Entretanto, pelo risco de contágio, na maioria dos hospitais a visita a pacientes portadores de covid-19 está suspensa. O objetivo é garantir a segurança dos familiares, que também podem ser portadores da infecção e não devem sair da quarentena.

Ao visitá-lo, corremos o risco de contrair a doença? Sim, o risco existe. Se os protocolos de distanciamento e assepsia forem seguidos esses riscos são menores, mas não são nulos.

Após a alta da UTI, o paciente vai para uma outra área do hospital ou já pode ir para casa? Após a alta da UTI, a depender do caso, o paciente pode retornar para sua casa. Alguns ainda precisarão de mais tempo de recuperação intra-hospitalar antes de receberem alta – lembrando sempre que todo paciente precisa seguir as orientações médicas após a alta, independentemente da doença.

FONTE: Portal R7

Pontos moeda