Saúde

Drones facilitam a entrega de medicamentos no combate à covid-19

Experiências em vários países mostram o uso da tecnologia como mais segura e eficiente para entrega de remédios e coletas de exames

Foto: Divulgação/Secom

No auge da pandemia do Coronavírus na China, autoridades do país investiram em soluções tecnológicas para contornar os desafios impostos pelo surto. Entre elas, destaca-se a utilização de drones DJI para o transporte de insumos médicos e coleta de exames em áreas com alto risco de contaminação. A iniciativa se mostrou positiva: além de contribuir para o isolamento social, a solução reduziu significativamente o tempo de entrega de suprimentos.

Mesmo antes da pandemia, parceiros da DJI já realizavam projetos de entregas feitas por drones em diversos países, embora pontuais e aplicados conforme a regulamentação de cada país. Em Nápoles, na Itália, a ENAC (Autoridade de Ação Civil Italiana) e o Hospital Monaldi se uniram ao Elite Consulting - parceiro comercial autorizado da DJI na linha de drones Enterprise - para testar um sistema de delivery para entregas de materiais médicos a uma distância de até 5km.

O projeto, realizado em novembro do ano passado, utilizou o modelo DJI Matrice 210 V2, com uma caixa acoplada para o transporte de medicamentos, amostras de sangue e itens como cotonetes para a auto coleta de saliva. Replicar uma ação como essa no cenário atual pode colaborar para diminuir a exposição dos profissionais da saúde ao vírus e também diminuir o tempo de entrega em até doze vezes (se realizado dentro do raio de 5 km, conforme a experiência italiana).

Segundo levantamento do jornal El Universal, as pessoas passam em média 45 dias no trânsito, por ano, na Cidade do México. Diante disso, os drones ajudaram a aliviar o transporte de materiais médicos para casos de emergência. A Sincronia Logistica - empresa focada na distribuição de medicamentos - apostou no modelo Matrice 200 Series V2 adaptado para a entrega de insumos para casos emergenciais. O Hospital ISSTE Bicentenario, um dos maiores do país, foi a primeira instituição de saúde a participar da ação e conseguiu reduzir em até 80% o tempo de entrega.

Na República Dominicana, existem inúmeras comunidades isoladas, que enfrentam grandes dificuldades para ter acesso a tratamento médico, em especial aquelas localizadas em áreas montanhosas, onde o transporte para os centros é longo e caro. Os hospitais dessas áreas mais remotas geralmente enfrentam problemas de infraestrutura e abastecimento. 

O futuro do Delivery de Medicamentos

Segundo levantamento realizado pela Unmanned Airspace, 45 países implementaram (ou estudam implementar) drones para o serviço de entrega. Na pesquisa, foram identificados mais de 20 projetos em andamento focados no delivery de medicamentos. A tendência é que, em poucos anos, tal prática se torne comum em mais países. Em tempos pandemia, projetos como esses podem servir de exemplo e alternativa para as autoridades e instituições de saúde em todo o mundo.

Pontos moeda