Saúde

Lavar o nariz ajuda a remover vírus e bactérias; entenda!

Ainda não há evidências científicas de que a prática previna especificamente contra a covid-19

Foto: Divulgação

Lavar o nariz diariamente ajuda a remover vírus e bactérias que podem causar doenças respiratórias, como gripes e resfriados. Ainda não há evidências científicas de que a prática previna especificamente contra a covid-19, mas esse cuidado com as chamadas vias aéreas superiores é fundamental, especialmente nos dias mais frios e secos do outono e do inverno. 

A otorrinolaringologista Maura Neves explica o que podemos fazer durante a pandemia e quais hábitos podemos incluir na nossa rotina.

• Preste atenção na sua respiração

A dificuldade de respirar é um dos sintomas da covid-19 nos casos mais graves da doença. "A ansiedade pode gerar a sensação de falta de ar, mas desaparece quando a pessoa se distrai ou muda o foco da atenção para outra coisa", comenta a médica. "Quando há falta de ar verdadeira, ocorre cansaço ao andar e falar, por exemplo", explica Neves. 

"Quando há presença de tosse seca, febre acima de 37.8 e falta de ar persistentes, mesmo que leves, por mais de três dias, deve-se procurar atendimento médico", Dra. Maura alerta. Diarreia, vômitos, alteração de olfato, coriza e congestão nasal são sintomas menos frequentes que não necessitam de procura hospitalar. Caso tenha dúvidas, a médica sugere sempre procurar seu médico.

Dra. Maura comentou também sobre o a transmissão pelo ar e o uso de máscaras: "o indicado é que pessoas que apresentam sintomas respiratórios, com a confirmação ou não para a Covid-19, façam o uso da máscara cirúrgica". Em situações cotidianas, como ir ao mercado ou à farmácia, é preciso manter o distanciamento social de cerca de 1,5 metro, já que o vírus pode ser transmitido por gotículas do ar.

• Torne a lavagem nasal um hábito

A lavagem nasal previne contra doenças respiratórias, como gripes e resfriados, mas ainda não há evidência específica contra a covid-19. Há um consenso entre a comunidade médica de que a lavagem nasal ajuda a remover sujeiras, vírus e bactérias. "Por isso, mesmo sem a comprovação contra o coronavírus, limpar o nariz com frequência ajuda na prevenção de outros problemas respiratórios e evita comprometer o sistema imunológicos", lembra.

Reforçamos a necessidade de individualização dos dispositivos de lavagem nasal bem como sua limpeza após cada uso. Tal limpeza pode ser feita com pano com álcool no bico do dispositivo. É importante, após a lavagem nasal, lavar as mãos com água e sabão, já que muitas vezes o soro escorre das narinas ou tem parte dele assoada.

• Mantenha a casa arejada limpa!

O vírus pode permanecer vivo em superfícies de 5 a 7 dias. Manter o ambiente limpo e arejado, aliado a limpeza com desinfetantes, como água sanitária ou álcool são importantes para prevenir o contágio. "Precisamos lembrar de separar um ambiente para ser ‘sujo’ na casa, específico para colocarmos os sapatos e objetos que estiveram na rua e que necessitam de higienização", finaliza a médica.

Pontos moeda