Saúde

Pessoas que passaram por cirurgias devem redobrar os cuidados na quarentena

Fazer repouso, manter uma alimentação equilibrada e evitar movimentos bruscos estão na lista de cuidados para uma boa recuperação

Foto: Divulgação

O Coronavírus alterou a rotina de muitas pessoas e, algumas, estão se recuperando de cirurgias plásticas estéticas ou reparadoras. O cirurgião plástico, Adriano Batistuta, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, dá dicas para quem está em pós operatório e o que fazer para se recuperar bem e de maneira segura, porque durante este período, os cuidados devem ser redobrados.

“Manter as unhas cortadas, se tiver extensão de gel é importante retirar para evitar o acumulo de secreções e muco em debaixo delas, e assim evitar que a mão leve bactérias para o local da cirurgia. Outra dica importante é que essas pessoas devem tomar vitamina C todos os dias”, disse Adriano.

Fazer repouso, manter uma alimentação equilibrada e evitar movimentos bruscos, além de não abrir mão dos acessórios indicados pelo médico, como cintas, sutiãs específicos são cuidados cotidianos para quem passou por cirurgia, porém o cirurgião frisa que é ainda mais importante ser totalmente cuidadoso em tempos de pandemia para evitar quaisquer intercorrência que o coloque em risco de ter que voltar para um hospital.

“Não receber visitas é fundamental nesse momento de recuperação e quarentena, o convívio deve ficar restrito aos moradores do mesmo local e ainda assim com os cuidados que estão sendo massivamente preconizados pelas autoridades em saúde”, orientou Batistuta. 

Outras dicas 

- Não ir à rua ou ter qualquer contato com pessoas de fora; 

- Ligar para o médico caso sinta qualquer sintoma fora do comum, que já tenha sido alertado pelo cirurgião como possibilidade em um pós operatório; 

- Evitar situações que o deixem ansioso. Por exemplo, ficar ouvindo o tempo todo sobre a pandemia. Por isso, escolha um momento para se manter informado e opte por uma boa distração nas demais ocasiões; 

- Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, e caso seja necessário tocar o local operado é imprescindível a higienização das mãos com álcool e manter toda a casa arejada e bem ventilada.


Pontos moeda