Saúde

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira. Confira a programação na Grande Vitória

A imunização contra o vírus da influenza ocorre todo ano e, independente da vacina de covid-19, deverá ocorrer normalmente para evitar internações e mortes por complicações da gripe

Foto: Reprodução

A campanha de vacinação contra gripe, em 2021, começa nesta segunda-feira (12) e vai até o dia 9 de julho. No Espírito Santo, cerca de 1,5 milhão de pessoas integram o público-alvo da campanha. A imunização contra o vírus da influenza ocorre todo ano e, independente da vacina de covid-19, deverá ocorrer normalmente para evitar internações e mortes por complicações da gripe. 

Neste ano, haverá uma novidade em relação à ordem do público vacinado. Dessa vez os idosos não serão os primeiros a receber a vacina. Quem estará na frente da fila serão as crianças (de 6 meses a menores de 6 anos de idade), gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), povos indígenas e trabalhadores da saúde, por orientação do Ministério da Saúde. 

Após esse grupo é que as pessoas a partir de 60 anos serão imunizadas. Algumas cidades da Grande Vitória já confirmaram que começarão a vacinar contra a gripe. 

Vitória já inicia a imunização na segunda-feira. Cariacica começa na terça-feira, para não conflitar com a campanha contra a covid-19. No mesmo dia, será iniciada a vacinação na Serra. Já Vila Velha, vacinará contra a gripe a partir de quinta-feira. Viana ainda não informou um prazo para o início da campanha.

Confira a programação em cada município:

Em Vitória, o agendamento online foi aberto no sábado (10). Foram disponibilizadas um total de 7.690 vagas, sendo 6.140 para crianças de seis meses a menores de seis anos, 1.195 para gestantes e 355 para puérperas.

A vacinação acontecerá de segunda (12) a sexta-feira (16) nas unidades de saúde Jardim Camburi, Jardim da Penha, Santa Luiza, Praia do Suá, Maruípe, Ilha de Santa Maria, Santo Antônio, Vitória, Maria Ortiz, Fonte Grande, Forte São João, São Cristóvão, Santa Martha, Itararé, Consolação, Resistência, Santo André, Conquista, Ilha das Caieiras, Grande Vitória, Andorinhas e Jabour.

O agendamento pode ser feito pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória On-line.

Na Serra, a Secretaria de Saúde do município vai iniciar a campanha de vacinação contra a Influenza na terça-feira (13). A vacinação também vai ocorrer por meio de agendamento online, que teve início neste domingo (11). Todos os agendamentos devem ser feitos no site da Prefeitura da Serra, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/.

A Secretaria de Saúde da Serra informou que recebeu 17.410 doses do Governo do Estado, que corresponde a aproximadamente 10% da população-alvo, que está determinada pelo Ministério da Saúde. A vacinação dos trabalhadores da saúde está prevista para iniciar a partir do dia 19 de abril, conforme definição da Secretaria Estadual.

A vacinação da Influenza acontecerá nas Unidades de Saúde de Carapina Grande, Planalto, Nova Carapina I e II, Jardim Carapina, Campinho da Serra, José de Anchieta, Barcelona, São Marcos, Vista da Serra, Oceania, Parque Residencial Laranjeiras, Chácara Parreiral, Manoel Plaza, Carapebus, Taquara I e II, Central Carapina, Porto Canoa, Pitanga, Jardim Tropical, André Carloni, Manguinhos, São Diogo, Eldorado, Laranjeiras Velha, Bairro de Fátima, Cidade Continental, Vila Nova de Colares, Planalto Serrano A e Nova Almeida.

Também haverá vacinação nas Unidades Regionais de Jacaraípe, Feu Rosa, Serra Sede, Serra Dourada, Novo Horizonte e Boa Vista.

Em Cariacica, a vacinação começa na quarta-feira (14), das 8h às 12h, em 17 unidades de saúde. As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto de Santana, Nova Brasília, Nova Rosa da Penha II, Cariacica Sede, Santa Fé, Santa Bárbara, Itaquari, Bela Aurora, Rio Marinho, Novo Brasil, Jardim Botânico, Bela Vista, Mucuri, Oriente, São Francisco, Vila Graúna e Flexal II.

Para se vacinar, basta apresentar o cartão de vacina e um documento de identificação. A imunização está marcada para a parte da manhã, com o objetivo de não coincidir com a vacinação contra o coronavírus, que acontece na parte da tarde.

Não é necessário agendamento para essa imunização, e o procedimento acontecerá seguindo todos os protocolos de prevenção contra o coronavírus. Segundo a prefeitura, o número de doses ainda será encaminhado para a Semus por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mas será o quantitativo suficiente para completar a primeira etapa da vacinação.

A Prefeitura de Vila Velha informou que as imunizações da Campanha de Influenza em Vila Velha terão início na próxima quinta-feira (15) e que os locais ainda estão sendo definidos.

Já a Prefeitura de Viana informou que as estratégias para a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza estão sendo definidas pela Secretaria Municipal de Saúde. A previsão é iniciar a imunização a partir da próxima semana. Mais informações sobre o plano de ação da campanha com base nas orientações da Secretaria Estadual da Saúde serão divulgadas nos canais oficiais da prefeitura.


Pontos moeda