Saúde

Cuidados com a saúde da mulher devem ser em todas as fases

Em cada período, a população feminina deve garantir uma rotina saudável e buscar rede de atendimento especializado

A rotina saudável é importante para toda mulher, que precisa ter uma boa saúde para desfrutar de todos os momentos da vida. Os profissionais da saúde recomendam cuidados diários e atenção aos quesitos importantes para prevenção de doenças e problemas de saúde mental, que comprometem a qualidade de vida da população feminina.

Foto: Divulgação

De acordo com a enfermeira e docente da Estácio, Karina Nahum, os cuidados com a saúde devem ser iniciados desde cedo quando as meninas atingem a puberdade e entram na adolescência, seguindo a rotina de alimentação saudável, prática de atividade física e sono reparador já que nesta fase o organismo passa por mudanças fisiológicas e emocionais. “Além disso, é importante que as garotas tomem a vacina para prevenção contra o HPV, pois assim elas já estarão imunizadas antes do contato com o vírus. A recomendação é também consultar um ginecologista e buscar atendimento de uma equipe multidisciplinar nos postos de saúde para o acompanhamento especializado e orientações relacionadas à nutrição, atividade física e educação sexual”, destacou.

Foto: Divulgação
Karina Nahum  orienta que os cuidados com a saúde das meninas sejam iniciados na puberdade  

A docente também explica que na fase adulta as mulheres devem fazer o acompanhamento médico, principalmente após o início da vida sexual, para realizar o exame preventivo para detectar o câncer de colo de útero e realizar consulta com um ginecologista para os cuidados com o corpo pelo menos uma vez por ano ou no período estipulado conforme a avaliação do médico.

“Também é interessante que as mulheres façam exames mais específicos para acompanhar o período de transição para uma futura menopausa já que em alguns casos há uma manifestação precoce desta fase. Por isso é importante buscar ajuda médica para compreender o caso e receber as orientações mais adequadas”, enfatizou a docente da Estácio.

Já quando a mulher chega na terceira idade é fundamental consultar o médico e ter apoio de uma equipe especializada para ter certeza que o corpo está funcionando normalmente. “Nesta fase é importante não deixar de ir ao ginecologista, pois é o profissional mais indicado para avaliação médica, além da rede de atendimento que conta com os demais profissionais da saúde como o educador físico, enfermeiro e fisioterapeuta, que também são indispensáveis para cuidar da saúde da idosa”.

De acordo com a fisioterapeuta e professora dos cursos de saúde da Estácio, Vanessa Barros, a prática de atividades físicas é recomendada em todas as fases da vida da mulher, inclusive na gravidez. “De um modo geral não existe contraindicação absoluta para as grávidas realizarem exercícios, mas é recomendado evitar práticas de atividades físicas de alta intensidade neste período. Além disso, em casos de complicações, como sangramento intrauterino e histórico de hipertensão, a indicação é evitar esforço físico. Neste período é importante realizar exercício de fortalecimento de musculatura pélvica, pilates, hidroginástica e exercícios de baixo impacto desde que as orientações médicas sejam adotadas com cautela”, explicou.

A especialista da Estácio também ressalta que a prática de exercícios beneficia idosas e mulheres no período da menopausa, pois auxilia no controle da pressão arterial e melhora a saúde do sistema cardiovascular. “Além disso, movimentar o corpo também ajuda a proteger os ossos e diminui a incidência de problemas na coluna e nas articulações na terceira idade”, ressaltou

Pontos moeda