Saúde

Alongar a musculatura: em qual horário e quais os benefícios?

Saber da importância e a forma correta de praticar o alongamento, pode evitar lesões, segundo educador físico

Foto: Divulgação

Essa é uma das dúvidas mais recorrentes de quem busca praticar alguma atividade física. Mas, a resposta para essa dúvida é bem simples. De acordo com o profissional de educação física e personal trainer Diego Zanon, do mesmo jeito que precisamos “avisar” ao corpo que vamos iniciar uma atividade física através do aquecimento, é importante trabalhar para melhorar os níveis de flexibilidade (amplitude dos movimentos). Por isso, é de grande importância que o alongamento seja adotado como uma prática corriqueira na vida das pessoas.

Ao realizar o alongamento nos segmentos corporais, buscamos a elasticidade máxima do músculo e uma maior amplitude de movimento, porém sempre dentro do limite do corpo. É preciso respeitar as limitações individuais e alcançar diariamente pequenas evoluções. Ainda de acordo com Zanon, a prática ainda auxilia na correção postural: “O alongamento melhora a flexibilidade e auxilia na correção e manutenção de uma postura correta e saudável, além de ajudar na oxigenação e reorganização das fibras musculares”, orienta.

Quanto à questão se deve ser feito antes ou após o treino, o profissional indica que eles devem ser realizados em regiões que não coincidam com o que vai ser exercitado no dia. Ou seja, dia de treino de superiores, alongar membros inferiores e vice-versa. Segundo estudos realizados, o alongamento quando feito antes das atividades e estimulando os mesmos grupos musculares, resulta em uma redução de força durante o treino. E quando feito após, há uma maior probabilidade de lesão do músculo alvo.

Pontos moeda