Saúde

Aposentado de 57 anos sofre sete paradas cardíacas e sobrevive

Socorro rápido é determinante para salvar a vida de paciente que sofre infarto

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: TV Vitória
Manoel Bermudes durante a prática de exercícios funcionais supervisionados. 

Quem vê o aposentado Manoel Luiz Bermudes, de 57 anos, com disposição e praticando exercícios físicos, nem imagina que ele já esteve entre a vida e a morte por sete vezes. Foram oito meses internado em um leito de hospital, sendo que a metade do tempo Manoel passou em coma, tudo em consequência de sete paradas cardíacas que sofreu há pouco mais de um ano, uma seguida da outra. 

"Só lembro de ter dado entrada com o cartão do plano de saúde no balcão do atendimento do hospital, depois não me recordo de mais nada", contou Manoel. 

Após o enfarte, o aposentado perdeu 35 quilos. O estado de saúde de Manoel era tão grave, a ponto da família pensar que talvez ele não poderia mais voltar para a casa. Hoje, por meio das sessões de exercícios funcionais ele está recuperando o peso e a rotina, devagarinho, vai retomando o fôlego perdido. 

Parada cardíaca

A parada cardíaca súbita acontece quando o coração deixa de bombear sangue para o corpo causando desmaio imediato e fazendo com que a pessoa deixe de respirar e não tenha pulso. O cardiologista do Grupo Meridional, José Airton, explica que o enfarte é uma consequência das paradas cardíacas. "A forte dor no peito que a maioria dos pacientes sentem, ocorre porque o coração não está recebendo o fluxo normal de sangue", disse. 

Foto: Divulgação

Com nome clínico: Infarto Agudo do Miocárdio, o enfarte acomete as pessoas quando ocorre um desgaste de uma parte do tecido do músculo do coração. E mesmo com toda a tecnologia, o avanço da medicina e com as diversas campanhas de prevenção das doenças do coração, o infarto ainda é uma das principais causas de morte de adultos no mundo. No Espírito Santo, nos dois últimos anos, a doença matou mais de 4 mil pessoas. 

Foto: TV Vitória
José Airton- cardiologista Grupo Meridional. 

Os sintomas do enfarte são silenciosos, mas os sinais que precisam de atenção imediata são dor repentina na região do peito que se estende até o braço esquerdo ou as costas. O cardiologista José Airton, explica que o tempo de socorro para uma vítima de enfarte é decisivo entre a vida e a morte. "É o rápido socorro que vai determinar a sobrevida desse paciente. Por isso, alertamos: teve manifestação? Não pestaneja, procura a assistência hospitalar, liga para o 192, pede ajuda! Quando o diagnostico da doença e o tratamento é feito logo na primeira hora do enfarte, o paciente provavelmente não terá sequelas". 

E o rápido socorro foi o responsável pela "nova" vida de Manoel, que buscou ajuda médica logo após sentir as dores no peito. Hoje, ele faz as atividades recomendadas, tem acompanhamento médico e a alimentação especial é cuidadosamente preparada pela esposa Izabel Bermudes. Para ele, a vida é nova e a saúde vem em primeiro lugar!

Foto: TV Vitória
Casal Bermudes. 

Cuidados necessários após infarto

- Evitar exercícios físicos intensos e pegar pesos;

- Reabilitação imediata: deve ser orientada pelo médico e ter acompanhamento de um educador físico;

Mudança de estilo vida

- Interromper hábitos nocivos, como tabagismo e alcoolismo; 

-  Alimentação saudável, de preferência indicada por um nutricionista; 

- Manter o controle rigoroso de doenças preexistentes como diabetes, hipertensão e colesterol alto;

- Estar com a caderneta de vacinação em dia; 

- Evitar estresse e ansiedade, mesmo que necessite de medicação para o resultado, mas prescrita pelo médico.

O Jornal da TV Vitória preparou uma série especial com três reportagens sobre Doenças do Coração. Abaixo, você confere o segundo episódio da série que fala sobre o Infarto Agudo do Miocárdio. 











Pontos moeda