• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Alimento ajuda a prevenir tumor de pulmão, b

Saúde

Alimento ajuda a prevenir tumor de pulmão, b

Essa alimento reduz o colesterol ruim, evita o envelhecimento precoce, protege a voz e a garganta, e auxilia na limpeza da boca e faringe

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Estudos realizados relatam que a fruta atua com capacidade de auxiliar a no afastamento de tumores de pulmão, boca e faringe. 

Já dizia o velho ditado inglês “an apple a day keeps the doctor away”, que significa “uma maçã por dia mantém o médico distante”. A lista de benefícios da maçã é enorme: a fruta contém vitaminas B1, B2 e B3 (niacina), sais minerais, fósforo e ferro, pectina, que é uma fibra solúvel que ajuda a manter saudável a flora intestinal, além de auxiliar no bom trânsito intestinal.

De acordo com a nutricionista Karina Gouvea, as propriedades ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL), evita o envelhecimento precoce, protege a voz e a garganta, fortalece o sistema imunológico, auxilia no sistema digestivo, além de combater a anemia e prevenir derrame cerebral.

O fruto ainda possui propriedades anticancerígenas. A médica oncologista, Kítia Perciano disse que já foi comprovado o benefícios da maçã na prevenção de vários tipos da doença. “Sabe-se que a maçã é rica em substâncias de ação antioxidante. Alguns estudos realizados relatam que a fruta atua com capacidade de auxiliar no afastamento de tumores, em especial aqueles de pulmão, intestino, boca, mamas e do trato digestivo”.

A maçã ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL); evita o envelhecimento precoce; protege a voz e a garganta e auxilia na limpeza da boca e faringe, contribuindo com a saúde da voz. Além disso, fortalece o sistema imunológico, ajuda o sistema digestivo, combate à anemia e por ser rica em fósforo, mineral essencial para a estrutura óssea do corpo ela fortalece dentes e mantém o cérebro saudável.

Para manter todas as benfeitorias da maçã, o ideal é consumir uma porção da fruta por dia. E não ultrapasse essa quantidade, já que a ingestão em excesso pode engordar, levar ao aumento de açúcar no sangue, reações alérgicas, entre outros.

É importante lembrar também que existem quatro tipos de maçãs: a Gala, Red ou Argentina, Verde e Fuji. Todas elas apresentam os mesmos benefícios. “Apenas a maçã verde, que é ainda rica em clorofila e ajuda na melhor oxigenação celular. Ela também é mais indicada para quem está fazendo dieta, pois tem menos açúcar e mais fibra”, disse Karina.

A caloria da maçã varia de acordo com o tipo e o tamanho, mas elas têm em média 90 calorias. Sendo a Gala a menos calórica, uma maçã inteira geralmente tem 70 calorias.

Karina recomenda comer a fruta com casca, pois é nela que se concentram grande parte das vitaminas, antioxidantes e substâncias anticâncer. Porém, ela faz uma alerta sobre a importância de lava-las adequadamente antes de consumi-la. “Deixar as frutas e as verduras com casca de molho em uma bacia com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária ou de hipoclorito de sódio durante 15 minutos, logo após lavar as frutas e as verduras em água potável para retirar o excesso de hipoclorito”, sugeriu.