Saúde

Hemodinâmica: nova tecnologia diagnostica e trata doenças cardíacas de forma rápida e menos invasiva

Exames são de alta precisão e conseguem identificar artérias bem pequenas que estão obstruídas.

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel

No Espírito Santo, alguns hospitais tem investido cada vez mais em novas tecnologias e em pesquisas para o avanço da medicina, tudo para garantir melhor qualidade de vida aos pacientes, e, quando o assunto é doenças do coração... o Centro de Hemodinâmica - uma novidade no Estado- é o local que diagnostica e trata os pacientes com problemas cardíacos, vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e até doenças neurológicas.

De acordo com o cardiologista do Grupo Meridional, Bruno Moulin, na Hemodinâmica, os médicos fazem os exames necessários para diagnosticar qual doença está acometendo o paciente. Quando os problemas são vasculares, os aparelhos de alta precisão fornecem o diagnóstico em questão de minutos, até mesmo, uma veia pequenininha que esteja obstruída, impedindo a passagem do sangue, os especialistas são capazes de descobrir, e após o diagnóstico, já vem o procedimento, que muitas vezes são feitos na própria sala da Hemodinâmica. 

Foto: TV Vitória
Bruno Moulin, cardiologista do Grupo Meridional, explica o processo de obstrução das artérias. 

Mais precisão nos exames, no tratamento, e menos invasão. Um serviço como a Hemodinâmica permite reduzir o número de cirurgias cardíacas, que normalmente têm uma recuperação mais lenta e são muito mais invasivos para o paciente.  O cardiologista do Grupo Meridional, explica que "o serviço de Hemodinâmica precisa estar em constante evolução, assim como os equipamentos necessários para fazer os procedimentos e os médicos também devem estar atualizados, fazendo cursos, participando de congressos internacionais, trocando experiências e tendo todos os dispositivos disponíveis no Brasil para melhor atender o paciente". 

Caso 

Vertigem, dor no peito e dormência no braço. Esses foram os sintomas que fizeram com que a aposentada de 66 anos, Aricelma Rodrigues, buscasse ajuda médica. Ela, que nunca teve nem se quer pressão alta, foi pega de surpresa pelo próprio coração, e, os sintomas? Era infarto! Após ser levada as pressas para o hospital, ela passou pela Hemodinâmica, no local teve o diagnóstico e passou por procedimentos como cateterismo e angioplastia. Três dias após o ocorrido, ela já estava pronta para ter alta e ir para casa com o coração funcionando e saudável. 

O que é o cateterismo?

É um exame que identifica obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco com a finalidade de diagnosticar uma possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando este infarto.

Como funciona o exame?

É necessário fazer jejum de, pelo menos, 4 horas. O local é anestesiado para possibilitar a passagem dos cateteres que serão inseridos nos vasos sanguíneos da virilha, braço ou punho guiados até o coração por um equipamento especial de raio-X, que possibilitará a visualização do local do corpo a ser investigado. 

Como é o pós-exame?

Terminado o exame é preciso um período de repouso de 3 horas se realizado pelo braço ou pelo punho, ou até 6 horas, se realizado pela virilha.

Alimentação e saúde do coração

Uma forma de evitar as doenças cardíacas é mudando os hábitos alimentares. Sendo que a primeira orientação é o controle do sal ingerido, substituindo assim o sal refinado por temperos naturais, tais como: orégano, louro, manjericão, cominho, açafrão, colorau, páprica, cominho, alecrim, curry, noz moscada, salsa, cebolinha, cebola e alho.

 A nutricionista Lara Altoé explica que além dessas substituições é muito importante retirar da rotina alimentar, os alimentos ricos em sódio, encontrado em embutidos, enlatados, conservas, defumados, queijos amarelos e produtos industrializados. Uma boa dica é sempre olhar o rotulo da embalagem para verificar a quantidade de sódio presente naquele determinado alimento.

Vale salientar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a redução na ingestão de sódio com o objetivo de reduzir a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares. O indicado é a ingestão de até 2 gramas de sódio por dia (representado por 5 gramas de sal ao dia) para os adultos.

Outra informação bem relevante é o aumento da ingestão de alimentos ricos em cálcio (leite e derivados); potássio (banana); magnésio (legumes, nozes); vitamina A (fígado, cenoura); vitamina E (azeite, cereais, verduras, oleaginosas) e vitamina C (frutas e verduras). E a exclusão do consumo de bebidas alcoólicas.

Lembrando que a prescrição dietética deve ser individualizada e respeitando sempre os hábitos alimentares, estilo de vida e condição socioeconômica. A participação de uma equipe multiprofissional é fundamental para a adesão ao tratamento.

O Jornal da TV Vitória preparou uma série especial com três reportagens sobre Doenças do Coração. Abaixo, você confere o último episódio da série que fala sobre o centro de hemodinâmica.




Pontos moeda