Saúde

Maio cinza: mês de combate ao câncer cerebral

O câncer cerebral é o décimo tipo mais frequente entre os brasileiros

Foto: Artigos sobre saúde
Cancer cerebral - Scorpion venom, uma nova cura para o tratamento de tumor cerebral.

Maio é o mês dedicado à prevenção do câncer cerebral. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença deve atingir mais de 11 mil pessoas só em 2019. Ainda segundo o Instituto, o câncer cerebral é o décimo mais comum entre os brasileiros. A mortalidade é um pouco maior entre as mulheres, representando 4,5% dos óbitos por câncer, enquanto os homens somam 4,3%.

Fernanda Cesar, médica do Cecon, explica que os sintomas dos tumores cerebrais incluem dores de cabeça de todas as intensidades, convulsões, alterações de visão, olfato e audição. Além de alterações em membros que provocam fraqueza, desequilibro, náuseas, vômitos e síncope (por aumento de pressão intracraniana) e alterações cognitivas.

A oncologista alerta que é importante saber que a presença desses sintomas também pode estar associada a outra doença. “Por isso é importante haver uma avaliação mais precisa do médico e da condição clínica do paciente antes de determinar o diagnóstico”, orienta.

A especialista destaca que esse tipo de câncer é descoberto por meio da avaliação clínica/neurológica, realização de exames de imagem como ressonância magnética do crânio ou tomografia computadorizada do crânio. “A ressonância magnética com contraste é o melhor exame para avaliação de tumores cerebrais”, diz Fernanda.

A orientação para os pacientes com suspeita de tumor cerebral, segundo a médica, é que sejam submetidos a exame histológico (biópsia), neurológico e ressonância nuclear magnética com contraste. “A tomografia computadorizada do tórax e do abdome deve ser realizada quando houver suspeita de doença fora do Sistema Nervoso Central”, acrescenta.

Os tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) podem se apresentar de duas formas: primários ou metastáticos. “O paciente possui um tumor primário localizado fora do SNC, em outro órgão, como por exemplo, nas mamas, e esse tumor progride até atingir o cérebro. A frequência de vários tipos de tumores do SNC varia de acordo com a faixa etária”, explica a médica.

“Os tumores metastáticos são mais comuns de ocorrer em adultos com idade acima de 30 anos. Já os tumores cerebrais primários são mais comuns em adolescentes e adultos jovens, e entre os tumores cerebrais primários predominam os gliomas de baixo grau e há também o glioblastoma, que é o tumor cerebral maligno primário mais comum em adultos, com uma mediana de idade no diagnóstico de 64 anos”, acrescenta Fernanda.

A maioria dos tumores cerebrais primários em adultos ocorre esporadicamente, sem fatores de risco identificáveis. Além das síndromes genéticas relativamente raras, como a neurofibromatose, e as síndromes de predisposição ao câncer, conhecidas como o Li-Fraumeni, o único fator de risco estabelecido para os tumores cerebrais primários é a exposição à radiação ionizante.

Quanto ao tratamento do câncer de cérebro, a oncologista informa que pode ser realizado com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. “A recuperação pode variar de acordo com cada paciente e da situação específica. O prognóstico varia consideravelmente de acordo com o tipo de tumor, grau e da disseminação (infiltração local) no momento do diagnóstico”.

Pontos moeda