Saúde

Período de chuvas pede cuidados com a eletricidade

Instituto Nacional de Meteorologia e Marinha do Brasil alertam sobre fortes chuvas nos próximos dias.

Foto: Divulgação

Água e eletricidade, uma combinação perigosa. Com o alerta de fortes chuvas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pela Marinha do Brasil para os próximos dias no Espírito Santo, a distribuidora de energia elétrica do Estado (EDP), alerta que o cuidado com a energia elétrica deve ser redobrado. Especialmente quando se trata de chuva forte e com raios, o que aumenta o índice de acidentes envolvendo energia elétrica.

Entre as orientações está a atenção para as instalações elétricas internas da residência. Utilizar sempre materiais adequados e contar com a colaboração de profissionais devidamente treinados para o trabalho é de grande importância. Boas instalações possibilitam que os equipamentos sejam usados com segurança, evitando choques elétricos.

Outra dica é não utilizar equipamentos molhados ou em locais inundados, ou mesmo não manusear equipamentos elétricos estando com o corpo molhado ou descalço, pois estas situações aumentam o risco de choque elétrico. Caso a chuva venha a causar inundação na residência, atingindo o nível das tomadas, é preciso desligar o disjuntor imediatamente e chamar um profissional qualificado para fazer a revisão do local antes de ligar novamente os disjuntores.

“Durante as tempestades, a atenção deve ser redobrada. As descargas atmosféricas podem afetar aparelhos elétricos mesmo sem passar pela rede de distribuição de energia da concessionária, caso existam outros pontos de entrada e propagação interna, como antenas de TV”, explica Evandro Scopel, gestor executivo da rede.

Na rua, caso haja acidentes com placas, telhas ou árvores caídas sobre a rede elétrica, deve-se comunicar imediatamente a rele de energia pelos canais de atendimento e jamais tocar na fiação.

Cuidados importantes durante temporais e ocorrência de raios

Em casa

- Manter instalações elétricas em boas condições;

- Não fazer uso de benjamins (preferir os filtros de linha);

- Evitar goteiras perto de instalações elétricas (água conduz energia).

- Retirar da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis em período de fortes chuvas com descargas atmosféricas

- Ao primeiro sinal alagamento, móveis e eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água;

- Desligue o disjuntor, caso a água atinja níveis que possam alcançar as tomadas elétricas;

Na rua

- Não ficar em áreas descampadas debaixo de chuva;

- Não ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas durante temporais com raios;

- Procurar ficar protegido da água e não andar em áreas alagadas onde existem bueiros;

- Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com a EDP. 

Em caso de dúvida ou solicitação, os clientes podem entrar em contato com a EDP por meio da Central de Atendimento no 0800 721 0707, com atendimento 24 horas e com ligação gratuita. 

Pontos moeda