Saúde

Intestino preso? Veja os alimentos que ajudam na digestão

A dieta é a principal aliada no combate ao problema e algumas frutas e chás podem espantar e evitar o mal-estar

Foto: Divulgação

Azia, prisão de ventre e desconforto abdominal são algumas das consequências mais comuns da má digestão, que em boa parte dos casos, é causada por alimentos. A dieta é a principal aliada no combate ao problema e algumas frutas e chás podem espantar e evitar o mal-estar após as refeições.

Segundo a médica Domenique Ferreira ter uma alimentação equilibrada e investir em alimentos ricos em fibras são os principais aspectos a se observar por quem possui propensão a má digestão. “É importante estar atento, pois alguns alimentos possuem justamente o papel oposto e acabam dificultando esse processo essencial para o nosso corpo e que impacta diretamente na qualidade de vida”, explica.

Alguns alimentos específicos podem ajudar nos processos digestivos, como é o caso da maçã que possui uma boa fonte de água e fibras. “Quando ingerida com casca, a fruta se torna uma opção natural e eficiente para melhorar o funcionamento do intestino”, explica Domenique.

Outra fruta aliada da digestão é a ameixa que é uma velha conhecida de quem convive com crises de prisão de ventre. “A fruta tem poder laxativo devido ao alto teor de fibras que possui, assim como a presença de ácidos orgânicos digestivos que melhoram o trânsito intestinal”, aponta.

Mamão: Por possuir papaína, enzima que facilita a digestão e favorece o intestino, a fruta tem alto poder digestivo e ainda elimina a sensação de peso após as refeições, assim como neutraliza o excesso de acidez no estômago.

Couve: Além de promover a digestão, é uma rica fonte de vitamina B1, que auxilia todo o processo do metabolismo.

Banana: A fruta melhora o trânsito intestinal assim como diminui problemas de constipação sem o uso de laxantes.

Abacaxi: Devido a presença de fibras que retardam o esvaziamento gástrico, a fruta evita picos glicêmico e ajuda no melhor funcionamento do intestino.

Pontos moeda