Saúde

Suplemento em goma fortalece sistema respiratório e previne doenças de inverno

É importante saber diferenciar os sintomas e manter os níveis adequados de vitaminas e minerais no combate e prevenção de infecções

Foto: Divulgação

Geralmente, no inverno, ocorre o pico de diversos problemas respiratórios, como rinite alérgica, sinusite, bronquite, asma, gripe e resfriado. Embora as doenças sejam diferentes, alguns sintomas são parecidos. No caso das duas últimas, que são transmissíveis, a forma de disseminação é a mesma: a inalação de perdigotos, que são as gotículas com vírus e bactérias que ficam nas salivas e contagiam por meio da aspiração e do contato com a pele e mucosas. 

Neste ano, a covid-19, segue a mesma forma de contágio das doenças respiratórias sazonais mais comuns entre os brasileiros. Uma das grandes dificuldades que as pessoas encontram é diferenciar as doenças, em especial aqueles que sofrem de rinite alérgica, que correspondem entre 25% e 30% da população adulta. 

Cerca de 80% das pessoas que têm asma também sofrem de rinite. A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) tratou disso em um artigo e a dica da entidade é ficar atento aos sintomas, como coriza, congestionamento nasal, dores musculares, de cabeça e de garganta, perda de olfato e de paladar, além de febre: um dos sinais mais evidentes de que está na hora de procurar um médico.

Além dos cuidados com a higiene, médicos recomendam o fortalecimento do nosso sistema imunológico, o que ajuda a combater crises e, no caso do novo coronavírus (menos suscetíveis ao contágio). 

A importância das vitaminas para o fortalecimento da imunidade

Nosso sistema imunológico é como um exército em prontidão para proteger os inimigos que invadem nosso organismo. Para tal, ele necessita estar com nutrientes e vitaminas nos níveis adequados, que os ajuda a cumprir esse papel e vencer a guerra contra as doenças.

• As vitaminas A, B6, B12 e C, bem como o ácido fólico e zinco, auxiliam no funcionamento do nosso sistema imune.

• Além de colaborar para a imunidade, a vitamina C especificamente (ou ácido ascórbico) auxilia na absorção de ferro dos alimentos, na saúde do sistema nervoso, na formação de colágeno e na regeneração vascular. Tal como o complexo B, o ácido ascórbico consegue circular pelo sangue por meio das células, que são ricas em água, e as protege dos danos de um dos nossos maiores inimigos, os radicais livres, que podem colaborar para o desenvolvimento de doenças crônicas.

• A vitamina D auxilia na formação de ossos e dentes e no funcionamento muscular, assim como na absorção de cálcio e fósforo e na melhora na imunidade. Também ajuda a manter os níveis de cálcio no sangue.

• A vitamina E pode influenciar a suscetibilidade a doenças infecciosas e alérgicas.

Quando utilizar suplementação vitamínica?

Nem sempre a alimentação supre as nossas necessidades diárias de vitaminas e minerais. Neste momento é preciso suplementar. Há diversas opções no mercado, como as direcionadas aos adultos, grávidas, idosos e crianças. Uma opção é a vitamina em goma, que não necessita de água para serem ingeridas, são de fácil transporte e têm sabor agradável. Devido a esses diferenciais, são bastante indicados para pessoas de todas as faixas etárias, desde crianças até idosos.

Alimentar-se de forma equilibrada é um desafio que pode ser vencido. Entretanto, além de uma alimentação balanceada e de suplementação vitamínica, feita por orientação médica, alguns hábitos podem ajudar na prevenção eficiente de doenças e infecções comuns no outono e inverno. Vale ressaltar as orientações do Ministério da Saúde: jamais se automedique; procure o médico somente em caso de febre persistente, acompanhada por incômodo quando respirar. Tenha cuidados com higiene e evite aglomerações.

Pontos moeda