Saúde

Teste rápido: Aracruz, Linhares e São Mateus vão testar a população para Covid-19

Resultados devem sair em até 15 minutos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz
Testes começam a ser feitos nesta quarta-feira (13).

A partir dessa quarta-feira (13), a população de três municípios do Norte do Espírito Santo deve passar pelos testes rápidos para identificar se há mais pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 27 municípios do estado foram escolhidos e o objetivo é avaliar o avanço da doença.

No Norte do estado, os primeiros municípios a receber os testes para examinar a população são Aracruz, Linhares e São Mateus. Mas nem todos os moradores vão ser testados. Os profissionais da saúde, totalmente equipados e identificados, vão visitar casas que foram previamente sorteadas.

“O participante responderá uma pesquisa e serão coletadas duas gotas de sangue para um teste rápido que fornecerá o resultado entre 10 a 15 minutos. O teste vai verificar se essa pessoa já entrou ou não em contato com o coronavírus”, explicou o secretário de Saúde de Linhares, Saulo Meirelles.

Chamada de "Inquérito Sorológico", essa pequisa vai ser repetida a cada 15 dias durante dois meses. A primeira fase, que começou nesta quarta, deve seguir até sexta-feira (15). Essa testagem, além de permitir um maior mapeamento de locais onde está a doença, vai servir para identificar pessoas que tiveram contato com o vírus, mas não tiveram nenhum sintoma.

“Não sabemos como estão os casos subclínicos ou casos assintomáticos. O inquérito epidemiológico é justamente para isso, para dar essa informação de como está o mapeamento da infecção e nos auxiliar nas ações de saúde pública”, esclarece a secretária de Saúde de Aracruz, Clenir Avanza.

Pontos moeda