VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Saúde

Cariacica vacina moradores de rua contra a covid-19; veja situação nas cidades da Grande Vitória

Cada município define a estratégia de imunização conforme disponibilidade das doses e com base nas diretrizes do Ministério da Saúde

Foto: Prefeitura de Cariacica / Claudio Postay

Um grupo de 54 pessoas que fazem parte do público-alvo e que vive em situação de rua em Cariacica vai receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 nesta terça-feira (18). A maior parte do grupo a ser imunizado com doses da Astrazeneca é formada por idosos, mas também serão vacinadas pessoas com comorbidades.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Cariacica possui 195 pessoas em situação de rua mapeadas. A secretária Danyelle Lirio ressalta que essa parcela da população é bastante vulnerável e muitos desses moradores não buscam os serviços oferecidos pelo município. “Então vamos até eles para garantir que sejam vacinados”, acrescenta.

Em Viana, a vacinação das gestantes e de mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, de 18 anos ou mais, começa nesta terça (18). Para o início da imunização deste público-alvo no município, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 506 doses da vacina Pfizer foram disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

No município, a vacinação acontecerá de forma escalonada, nos territórios de residência das gestantes, conforme cronograma estabelecido pela Vigilância em Saúde e Atenção Básica municipal. Neste primeiro momento, serão vacinadas 47 gestantes do bairro Areinha, pela manhã, das 08 às 11 horas, e 33 do bairro Canaã, no período da tarde, das 13 às 15 horas. A imunização acontecerá na Unidade Básica de Saúde dos bairros citados.

As grávidas que foram imunizadas com a vacina da gripe devem aguardar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Em Vila Velha, com o recebimento de novas doses do imunizante Coronavac, que chegaram ao município na última semana, a Prefeitura adotou uma nova estratégia para contemplar as pessoas que aguardam a segunda dose da vacina.

Uma nova lista, com o nome dos munícipes de Vila Velha que receberam a primeira dose entre os dias 28 de março a 1º de abril, foi divulgada no site da PMVV. Não haverá ligações, as pessoas mencionadas deverão comparecer ao local de vacinação no dia e hora anunciado, portando documento com foto e comprovante da primeira dose.

Veja a lista de quem receberá a segunda dose da Coronavac em Vila Velha

Na Serra, para quem precisa tomar a segunda dose da vacina Coronavac, a Secretaria de Saúde adotou a estratégia da busca ativa, ou seja, as Unidades de Saúde estão entrando em contato para agendar o dia e o horário da imunização. Estão sendo priorizadas as pessoas que já estão com o intervalo maior entre a primeira dose.

O município recebeu uma nova remessa do Governo do Estado de 4.890 doses desta vacina e já vem imunizando as pessoas que precisam tomar a segunda dose.

Em Vitória, para as gestantes e puéperas que agendaram, a vacinação será realizada nestas terça (18), quarta (19) e quinta (20), no ginásio da Faculdade Salesiana, no Forte São João, no Maannaim Vitória (ao lado do Teatro Carmélia) e na Igreja Batista em Jardim da Penha.

Pontos moeda