Saúde

Cidades do ES recebem Coronavac para aplicação da 2ª dose

Novas doses da Coronavac serão aplicadas em idosos de 70 a 74 anos

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Latam

Mais 20 mil doses da vacina Coronavac chegaram no Espírito Santo no útimo sábado (08). Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, aproximadamente 87 mil capixabas estão com a segunda dose do imunizante atrasada. O município que mais receberá novas doses (2.610) é Vila Velha. As vacinas serão destinadas para idosos de 70 a 74 anos. 

A orientação da Sesa é que as pessoas que se encontram com a segunda dose atrasada a mais de 28 dias, aguardem o agendamento que cada município irá realizar. 

Veja como será feita a vacinação na Grande Vitória:

Vila Velha 

A prefeitura de Vila Velha informou que 15 mil pessoas aguardam a segunda dose do imunizante. No entanto, serão repassadas apenas 2.600 doses ao município. Equipes da Vigilância Epidemiológica vão entrar em contato, por telefone, prioritariamente, com as pessoas que receberam a primeira dose da vacina, entre os dias 20 e 27 de março.

Cariacica

Para aplicação da segunda dose da Coronavac, o município informou que está aguardando as novas remessas da Secretaria de Estado da Saúde para, desta forma, definir o andamento e as etapas necessárias. Segundo a Sesa, Cariacica vai receber 1.640 doses da Coronavac. A Secretaria Municipal de Saúde informou que 3.277 pessoas estão com a segunda dose atrasada. 

A Semus disse, ainda, que já realizou uma busca ativa das pessoas que passaram do prazo para receber a segunda dose da CoronaVac, enviando mensagens de texto com a data e horário para a vacinação.

Vitória

A Secretaria de Saúde de Vitória informou que 2 mil pessoas com comorbidade estão pré-agendadas para esta segunda-feira (10). A vacinação ocorrerá no Maanaim Vitória (ao lado do Teatro Carmélia), no ginásio da Faculdade Salesiana e na Igreja Batista de Jardim da Penha. 

Já as vacinas para segunda dose serão distribuídas para as unidades de saúde, que vão fazer contato com os pacientes da lista de espera.

Serra

A Secretaria de Saúde da Serra informou que vai receber 1.880 doses da Coronavac. Disse ainda que está apurando o número de idosos que ainda precisam receber a segunda dose de coronavac, considerando a vacinação que aconteceu neste final de semana.

A chegada das vacinas

As doses chegaram no Aeroporto de Vitória, na manhã do último sábado (08). Elas foram encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde para cadastramento. A distribuição aos municípios da região Metropolitana e para as regionais de saúde Norte, Sul e Central acontecerá nesta segunda-feira (10).

Escassez de doses Coronavac

O cenário de escassez das doses da vacina Coronovac (Sinovac/Butantan) no Brasil, devido ao desabastecimento do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) pelo Instituto Butantan, acarretou no comprometimento da distribuição das segundas doses em todo território brasileiro, inclusive no Espírito Santo.

Na última semana, a Sesa solicitou ao Ministério da Saúde o envio de doses complementares da Coronavac como alternativa para suprir a necessidade do imunizante para complementação do esquema vacinal dos capixabas. 

Pizer/BioNTech

A expectativa, segundo informações do Ministério da Saúde, é que o Espírito Santo receba uma nova remessa de doses da Pfizer/BioNTech, nesta segunda-feira (10). O Estado aguarda confirmação do envio e do quantitativo de doses a serem encaminhadas.

Pontos moeda