Saúde

Bronconstricção: doença acomete mais pessoas no inverno. Veja os sintomas!

Aglomeração de pessoas em ambientes fechados favorece a incidências de vírus e bactérias

Foto: Divulgação
Falta de ar, cansaço, tosse persistente e aperto no peito são sintomas da bronconstricção. 

Com a queda da temperatura durante o inverno, as doenças respiratórias aumentam. Ficar em ambientes fechados facilita a propagação de vírus e bactérias que causam gripe, resfriado, asma, pneumonia, bronquiolite e rinossinusite. Algumas destas podem comprometer os pulmões e se agravarem, mas com tratamento adequado a cura é mais rápida.

Mas para quem sofre de asma, a chegada do inverno aumenta a possibilidade de complicações. Com isso a "bombinha" é a principal solução para o problema. Ao contrário do que dizem por aí, ela não vicia e é uma ótima opção de tratamento tanto nas crises como na prevenção.

Esses dispositivos levam o remédio ao pulmão e, se comparados com nebulizadores, exercem a função de maneira mais rápida e precisa, além de trazer menos efeitos colaterais para o paciente como medicações orais ou injetáveis.

Segundo o alergista Bruno Bastos, os nebulizadores não garantem que toda a medicação chegue ao seu destino. "Muito daquele vapor se perde, portanto não saberemos ao certo a dose inalada. Já a bombinha, se seguirmos a técnica correta, a precisão é muito grande. Outra vantagem é a rapidez no uso e praticidade no transporte do dispositivo", comentou. 

Os principais medicamentos usados são corticoides, broncodilatadores e anticolinérgicos. Todos esses visam melhorar os sintomas da bronconstricção que são falta de ar, cansaço, tosse persistente e aperto no peito.

Pontos moeda