Saúde

Confira dicas de exercícios simples que ajudam a queimar calorias

Atividades também ajudam a combater o sedentarismo, um dos principais problemas de saúde pública atualmente

Foto: Divulgação

O brasileiro está cada vez mais próximo do sedentarismo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais de 100 milhões de pessoas no Brasil não praticam atividade física. Isso mostra que mais da metade da população do país vive uma vida sedentária. Quem faz parte dessa realidade, mas quer começar a adotar hábitos mais saudáveis, pode investir em exercícios simples e até mesmo ações cotidianas.

Segundo o educador físico Flávio Simôr, o primeiro passo é escolher um exercício prazeroso, começar aos poucos, e com orientação profissional e médica. “O processo precisa ser lento para dar ao corpo melhor suporte e condicionamento físico. Pode-se investir em atividades que promovam o movimento do corpo e o relaxamento da mente, como caminhadas, passeios de bicicleta, pular corda, ginástica, pilates e dança”.

Além dessas atividades, as tarefas do cotidiano também ajudam na queima de calorias e na retomada da malhação. Levar o cachorro para passear, estacionar o carro um pouco mais distante do trabalho ou da escola, descer do ônibus um ponto antes, subir e descer escadas, brincar com os filhos e arrumar a casa são boas maneiras de começar a abandonar o sedentarismo e melhorar a saúde.

Simôr explicou que praticar exercícios não é bom somente para a estética e a autoestima, mas para o alcance de uma vida mais equilibrada. “Exercitar-se combate a obesidade e as doenças cardíacas, reduz níveis de estresse e ansiedade, traz sensação de bem-estar e ainda faz bem para o cérebro, aumentando a capacidade de memória, aprendizado e raciocínio rápido”.

Pontos moeda