Saúde

Medicamentos poderão sofrer reajuste de até 5,2% nos preços

Após acordo para adiar a correção por 60 dias, governo federal autoriza o reajuste

Redação Folha Vitória
Foto: SUS

Depois de suspender por dois meses, o governo federal autorizou na segunda-feir (01), reajuste de até 5,21% nos preços de medicamentos para 2020. "As empresas produtoras de medicamentos poderão ajustar os preços de seus medicamentos em 31 de maio de 2020, nos termos desta resolução", diz o ato.

O reajuste dos preços dos remédios é definido pela CMED em março de cada ano, passando a valer a partir de 1º de abril. Neste ano, no entanto, governo e indústria farmacêutica fizeram um acordo para adiar a correção por 60 dias, dentro do conjunto de ações para atenuar os efeitos econômicos do novo coronavírus no País.

Pela resolução da CMED publicada no Diário Oficial, o reajuste máximo permitido para este ano será aplicado em três faixas, de 5,21%, 4,22% e 3,23%, a depender do tipo de medicamento. 

Reajuste 

De acordo com o Sindusfarma, após 14 meses de preços inalterados, a indústria farmacêutica precisa desse reajuste anual para repor parte dos aumentos de custo acumulados no ano passado e mais recentemente em razão da pandemia de coronavírus, com as expressivas altas do dólar e dos custos de logística, matérias-primas e insumos.

Pontos moeda