Saúde

Coronavac vai continuar sendo aplicada em novos grupos no ES

Antes de ser utilizada como primeira dose para os novos públicos, as doses da Coronavac serão usadas para zerar a fila de atrasos da D2

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

A Coronavac continuará sendo utilizada como primeira dose no Espírito Santo nas próximas semanas. A fala é do secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes. Em entrevista coletiva na terça-feira (22), ele explicou que além de zerar a fila de doses atrasadas, a vacina será utilizada na imunização de novos grupos. 

"Outros imunizantes, de outros fabricantes, estão sendo disponibilizados para aplicação da D1. Inclusive, devemos voltar a ampliar a vacina Coronavac nas próximas semanas para a primeira dose na população-alvo neste momento da imunização no Espírito Santo", afirmou o secretário. 

De acordo com Nésio, essa é uma forma de avançar na imunização do Estado e garantir que os capixabas sejam vacinados o quanto antes. Antes de ser utilizada como primeira dose para os novos públicos, as doses da Coronavac serão usadas para zerar a fila de atrasos da D2. 

"Estamos estimulando que essa semana seja, de fato, a semana em que, especialmente os idosos, possam atualizar seu cartão de vacina covid-19. Várias cidades receberam a Coronavac, que nós tínhamos um atraso maior em relação à segunda dose", explicou Nésio. 

Leia também: Segunda dose da AstraZeneca será antecipada em duas semanas no ES

Atraso das doses e fila para D2

No último dia 14 de junho, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), aproximadamente 50 mil capixabas aguardavam a chegada de novas doses da Coronavac para completar a imunização contra o novo coronavírus. 

Em uma entrevista coletiva na ocasião, o subsecretário estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, disse que a expectativa era de que o Espírito Santo recebesse cerca de 20 mil novas doses do imunizantes, e que a fila fosse zerada em um prazo de 7 dias. 

Novas vacinas e avanço da imunização

Além das novas doses da Coronavac, novas vacinas chegaram ao Estado e serão usadas na imunização. É o caso das vacinas da Janssen, aplicadas em dose única. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, assim que as doses chegarem ao Espírito Santo, os municípios terão 48 horas para aplicação. 

De acordo com o secretário, as doses serão distribuídas apenas para os quatro maiores municípios da Grande Vitória: Serra, Cariacica, Vila Velha e Vitória. Assim que forem entregues, os municípios terão 24 horas para fazer o agendamento e 24 horas para aplicar todas as doses. 

"Nós vamos manter o acordo com os 4 grandes municípios da Grande Vitória de aplicação da totalidade das doses recebidas da Janssen em 48 horas. Está mantido esse pacto com os municípios e as vacinas serão aplicadas exclusivamente aqui no G4", disse o secretário. 

Leia mais: Vacinas da Janssen chegam ao ES nos próximos dias e serão aplicadas em 48 horas

Pontos moeda