Saúde

Especialista explica por que as pessoas engordam no inverno e como 'fazer as pazes' com a balança

Edivana Poltroniere fala sobre os hábitos que levam ao ganho de peso no clima mais frio e como fazer as pazes com a balança

Foto: Reprodução/Pexels

Deixar de lado os vestidos e saias talvez traga a dura realidade das calças que ficaram guardadas no armário durante o verão: agora, quando a temperatura cai, tudo parece estar mais apertado. 

O ganho de peso sazonal varia de pessoa para pessoa, mas, de acordo com Edivana Poltronieri, especialista em emagrecimento saudável e ex-obesa, há certos hábitos durante a temporada de frio que tendem a inclinar a balança em uma direção menos desejável. Segundo ela, é possível manter o peso durante os dias frios e controlar as mudanças corporais para não se desesperar com a chegada do próximo verão.

Uma boa noite de sono não significa dormir mais. Edivana explica que é fundamental ter um sono adequado, entre 6 e 8 horas por noite, mas dormir bem não significa ficar na cama o tempo todo. 

“Quando é verão, é natural se sentir mais disposto e pular da cama mais fácil, mas no friozinho tudo que queremos, muitas vezes, é não sair de baixo das cobertas. Esse comportamento pode ser ainda mais frequente agora com tantas pessoas no home office, e a indisposição pode ser ainda maior”.

A especialista explica que, para aproveitar o clima mais frio, é importante, se possível, considerar incluir roupas adequadas e confortáveis para o uso ao ar livre. “Dessa forma há chances, inclusive, de fazer um treino matinal para aquecer. O difícil é levantar-se, mas depois todo o processo fica mais fácil”.

A falta de luz solar no inverno pode ter um efeito significativo no humor e na saúde, segundo Edivana, mas manter-se ativo é fundamental. “Faça um esforço concentrado para levantar de manhã e aproveitar a luz solar. Vivemos em um país tropical e, mesmo no inverno, é comum se surpreender com o sol em alguns momentos da estação. Desfrute o máximo que puder, mesmo no quintal de casa, para garantir a vitamina D”.

De acordo com Edivana, outra maneira assertiva para manter o peso saudável é se movimentar. “O clima frio favorece a desmotivação para sair de casa e ir para academia. Então, aproveite o tempo e o isolamento social para ficar em casa, mas criando uma rotina de treinos diários, mesmo que por apenas 20 minutos com ajuda de aplicativos de atividades físicas”.

Com informações do Portal R7



Pontos moeda