Saúde

Mais de 8 mil pessoas já agendaram para participar do estudo "Viana Vacinada"

A vacinação acontecerá no próximo domingo, dia 13. Os voluntários receberão, nesta primeira aplicação, meia dose da vacina AstraZeneca. Para participar, é necessário ser morador ou eleitor de Viana e maior de 18 anos

Foto: Divulgação/Pixabay

Mais de oito mil pessoas já se voluntariaram a participar do estudo "Viana Vacinada". A informação foi passada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em uma entrevista coletiva que aconteceu na tarde desta segunda-feira (07). Ainda na coletiva, Nésio reforçou a importância da participação dos moradores de Viana no ensaio clínico. 

"Nossa expectativa é que toda a população entre 18 e 49 anos possa participar do estudo, mas que pelo menos faça a adesão voluntária. Já temos até o início desta coletiva (14h) 8 mil vianenses que já iniciaram o cadastro", disse o secretário. 

A vacinação acontecerá no próximo domingo, dia 13. Os voluntários receberão meia dose da vacina AstraZeneca nesta primeira aplicação. Para participar, é necessário ser morador ou eleitor de Viana, ter mais de 18 anos e não ter recebido nenhuma dose do imunizante. 

RESULTADOS JÁ EM JULHO

A expectativa é de que os resultados da vacinação comecem a aparecer já no fim de julho.

"Nossa expectativa é que no final do mês de julho e no início já poderemos perceber efeitos da vacinação da população vianense, com a adesão plena de toda a população alvo do estudo. Para isso é necessária a ampla participação. O cadastro é feito pelo site vianavacinada.saude.es.gov.br", afirmou Nésio Fernandes.

A ação faz parte de um estudo, coordenado por pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cujo objetivo é avaliar se a aplicação da dose ajustada possui eficácia igual ou superior à da dose padrão.

Leia também: Viana Vacinada: como será o estudo inédito no país que vai avaliar a eficácia da meia dose da Astrazeneca

O subsecretário estadual de saúde, Luiz Carlos Reblin, pontuou que esse é um estudo que trará benefícios não somente para os capixabas que se voluntariam. 

"Essa vacinação pode colaborar não só com Viana, mas com o Espírito Santo e o Brasil. Além de outros países. Então, morador de Viana, acesse o site e faça o agendamento. Lembrando que a base utilizada para fazer a seleção é a eleitoral", disse Reblin. 




Pontos moeda