Saúde

Número de pessoas com planos de saúde aumenta no ES

Segundo dados da ANS, em março do ano passado, 1.109.705 capixabas tinham plano de saúde. No mesmo período deste ano, número subiu para 1.152.789

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, os brasileiros passaram a valorizar ainda mais o acesso ao plano de saúde. E, no Espírito Santo, a situação não é diferente. 

No último ano, o número de pessoas que aderiram a um plano, no estado, tem apresentado curva ascendente.

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desde março de 2020, quando o primeiro caso de covid-19 foi confirmado no Espírito Santo e começaram a ser adotadas medidas restritivas para o controle da pandemia, tanto no estado quanto no resto do país, o número de clientes dos planos médico-hospitalares aumentou quase 3,8% em um ano.

De acordo com a agência, no terceiro mês do ano passado, 1.109.705 capixabas possuíam um plano de saúde. Em março deste ano, esse número subiu para 1.152.789. 

No comparativo entre o segundo trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, o aumento foi ainda maior, de cerca de 4,5%.

Em todo o país, segundo a ANS, foi verificada uma curva de crescimento no número de clientes de planos de saúde desde agosto de 2020. Entre o terceiro trimestre do ano passado e o primeiro trimestre deste ano, a alta foi de 2,25%, passando de 46,90 milhões para 47,98 milhões de beneficiários.

O número corresponde a todos os tipos de contratos de planos médico-hospitalares — planos individuais, coletivos empresariais e coletivos por adesão. 

Segundo a agência, o aumento foi impulsionado pelo saldo positivo da criação de empregos formais, nos últimos tempos, e pela melhora de indicadores econômicos, como o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).

Maior número

Em abril, o Brasil alcançou 48,1 milhões de usuários, segundo a ANS, o maior número registrado desde julho de 2016. Atualmente, 737 operadoras estão em atividade e cerca de 19 mil planos estão ativos em todo o país.

Em números absolutos, os maiores ganhos de beneficiários foram registrados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. 

Considerando apenas o mês de abril, houve um incremento de 150,6 mil usuários em todo o país na comparação com março.

Também foi registrado avanço na cobertura de planos exclusivamente odontológicos. Entre abril de 2020 e abril de 2021, houve um crescimento de 7,5%, em todo o Brasil. O número atual de beneficiários desses planos no país é de 27,6 milhões. 

Pontos moeda