Saúde

Primeiros dentinhos também exigem cuidados. Entenda

A higiene é importante a partir do nascimento do primeiro dentinho para a prevenção de cárie dental e também para o hábito de escovação ser criado na vida da criança

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Freepik

Os primeiros anos de vida de uma criança são cheios de novidades e descobertas, e uma delas é o nascimento dos dentinhos. O que muitas mamães e papais não sabem é que os cuidados com esses novos dentinhos devem começar desde cedo, assim que eles nascem. 

"A limpeza deve ser iniciada assim que nascer o primeiro dentinho, o que acontece normalmente entre 6 e 8 meses", explicou a odontopediatra Lygia Rostoldo Macedo

A especialisas tirou as principais d´úvidas sobre os cuidados com os primeiros dentinhos dos bebês. Veja abaixo:

Qual a importância da higiene bucal para os bebês?

A higiene é importante a partir do nascimento do primeiro dentinho para a prevenção de cárie dental e também para o hábito de escovação ser criado na vida da criança. Bebês que não têm dentes  são alimentados com leite materno tem os anticorpos de proteção do próprio leite materno e por isso não necessitam de realizar limpeza da cavidade bucal.

Como fazer a limpeza de forma correta?

A limpeza deve ser realizada com escova de dente extra macia de cabeça compatível com a idade da criança e creme dental com flúor de no mínimo 1000 ppm.

Quando deve ser feita a primeira consulta com o dentista?

A primeira consulta deve ser realizada assim que nascer os primeiros dentinhos da criança.

A partir de qual idade as crianças já podem ser orientadas para fazer a escovação sozinha?

As crianças devem ser estimuladas pelos pais a escovarem os dentes desde os 3 anos de idade. Porém, sempre sob a supervisão deles, já que os pequenos ainda não possuem destreza manual pra realizarem a escovação sozinhos. A partir do momento que adquirirem essa destreza manual, eles podem realizar a escovação sozinhos.

Existe um processo para que esta transição seja feita de uma forma natural?

O ideal é que os pais deixem a criança começar a escovar sozinha, mesmo que brincando e ao final realize a escovação do pequeno. Com o tempo, a criança criará essa destreza e os pais não vão precisar finalizar a escovação para a criança.

Pontos moeda