Saúde

Veja quais são os 5 erros mais comuns na higiene bucal

Escovar a língua, por exemplo, é fundamental para garantir a higiene bucal completa. O fio dental também tem uso diário obrigatório.

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Pixabay

Escovar os dentes faz parte da rotina. A escovação normalmente é feita pela manhã, quando acordamos, à tarde, depois do almoço, e à noite, antes de dormirmos. O processo com a pasta de dente, escova e fio dental parece simples, mas especialistas alertam para erros comuns do dia a dia que comprometem a boa higene bucal. 

Você sabe quais são os erros mais comuns? De acordo com a implantodontista Karla Butilheiro Capeli, o principal erro tem relação com o uso do fio dental. Não passar fio dental, usar de forma incorreta, ou até não passar em todos os dentes.

Além disso, há outros erros bastante comuns como usar muito creme dental, substituir a escovação pelo uso do enxaguante bucal, escolher escovas médias ou duras achando que elas "limpam melhor" e não escovar a língua.

Para evitar os problemas e garantir um sorisso saudável, a especialista listou algumas dicas importantes. Confira:

Quanto tempo deve durar em média uma boa escovação? 

Entre 1 minuto e meio a 2 minutos.

Precisa colocar força durante este processo ou vale mais usar a técnica?

O uso da força só prejudica os dentes. O importante é usar a técnica correta.

Como escolher a escova de dentes ideal?

A escova de dentes ideal deve ser indicada pelo seu dentista, mas na grande maioria das vezes a melhor escova é a macia e com cabeça pequena

Escovas médias e duras servem para escovar a parte rosa da dentadura. Não são indicadas para os dentes.

Qual a importância da limpeza da língua durante a higiene bucal? 

A limpeza da língua é essencial. Entre as papilas se deposita comida e bactéria. Se você não escovar a língua sua boca continua suja.

Quantas vezes deve-se escovar os dentes por dia? Vale mais a qualidade ou a quantidade?

O correto seria todas as vezes que você comer algo ou, pelo menos, três vezes ao dia com uma escovação excelente. Deve-se focar principalmente na escovação da noite. Afinal, se você dorme com os dentes limpos já será 1/3 do seu dia! 

Caso contrário, será 1/3 do seu dia com os dentes sujos no pior momento possível porque durante a noite a quantidade de saliva diminui, então numa boca suja, as bactérias fazem a festa.

Como escolher o tipo de creme dental ideal para os dentes?

Cada paciente é único. Então, o dentista vai avaliar aquilo que é melhor para ele. Mas, no geral, cremes com flúor e pouca abrasividade

Por exemplo: as pastas que prometem clarear os dentes são mais abrasivas e desgastam o esmalte.

O fio dental deve ser usado antes ou após a escovação? Quantas vezes e a partir de qual idade?

Se tem dente, precisa escovar e usar fio. Mesmo nos casos de dentes mais separados, a comida e as bactérias ficam entre a gengiva e o dente e essa área precisa ser limpa.

Não importa se for antes ou depois da escovação. O importante é usar. Eu, particularmente, prefiro usar antes. Idealmente após cada refeição. 

Se for impossível, pelo menos 1 vez por dia, muito bem passado, antes de dormir. Lembra da história de 1/3 do dia com a boca limpa? Pois é. Vale para o fio dental também!

Em que situações e qual a melhor forma de se usar o enxaguante bucal?

O enxaguante bucal não deve ser usado a cada escovação a não ser que tenha sido prescrito por um dentista por causa de algum problema gengival e por tempo limitado.

Quer usar esporadicamente, quando sentir que o hálito não está muito legal? Ok. Então, dê preferência ao enxaguante sem álcool. Mas, não recomento o uso diário.

Pontos moeda