Saúde

'Xepa de vacinas' contra a covid-19 segue ordem de grupos prioritários no ES

Algumas unidades de saúde do Espírito Santo tem realizado a chamada "xepa das vacinas", para evitar o desperdício de doses que não foram aplicadas

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Já ouviu falar sobre a "xepa de vacina"? Ela tem sido praticada por algumas unidades de saúde do Espírito Santo para evitar o desperdício de doses da vacina contra a covid-19 que não foram aplicadas. 

A aplicação dessas doses acontece, por exemplo, quando algum cidadão faz seu agendamento para a imunização e não comparece até a unidade de saúde. 

Sendo assim, as unidades de saúde possuem uma lista de pessoas que não conseguiram realizar o agendamento, pertencentes ao grupo prioritário correspondente. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a orientação passada aos municípios capixabas é que, em casos de doses disponíveis em frascos abertos, que essas doses sejam direcionadas ao grupo posterior ao que está sendo vacinado, uma vez que a Atenção Primária em Saúde tem acesso a essa população.

A Sesa disse ainda que segue o Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19 que diz: “ao final do expediente e considerando a necessidade de otimizar doses ainda disponíveis em frascos abertos, a fim de evitar perdas técnicas, direcionar o uso da vacina para pessoas contempladas em alguns dos grupos priorizados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19”.

A secretaria ressalta ainda que a coordenação do Programa Estadual de Imunizações trabalha junto aos municípios para a utilização das vacinas com perda zero, sendo possível já que os municípios trabalham com agendamento, organizando o uso integral das doses do frasco. 

Validade

Segundo o doutor em imunologia Daniel Gomes, uma vez que o frasco é aberto, as doses têm uma validade muito curta. Por isso, é preciso fazer a utilização dessas vacinas da melhor forma.

"Para se ter uma ideia, a Coronavac deve ser consumida até oito horas após a abertura do frasco. Enquanto a vacina da AstraZeneca tem uma validade de 48 horas", explicou Daniel.

Apesar do nome aparentar ser pejorativo, os produtos que estão dentro dos frascos não são de baixa qualidade. Segundo o doutor em imunologia, as vacinas possuem seus componentes vacinais ativos com toda capacidade de proteção e segurança. 

A estudante de psicologia Karoline Tognere é uma das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que conseguiram sua aplicação por meio da xepa. 

"Hoje em dia todo mundo está querendo essa oportunidade. Então em vez de fazer o descarte, aplicar em uma pessoa que se encaixe nos requisitos é mais benéfico", disse a estudante. 

Onde se tem xepa

O município da Serra possui unidades de saúde que realizam esses tipos de aplicação de doses, para evitar o desperdício de vacinas. Segundo a secretária de Saúde do município, Bernadeth Coelho, as doses não foram jogadas fora. 

"A unidade de saúde chama os pacientes cadastrados na unidade, que pertencem aos grupos prioritários, com comorbidades ou da faixa etária exigida, para que seja feita a imunização", explicou. 

No entanto, nem todas as prefeituras admitem que fazem esse trabalho. A Prefeitura de Vila Velha informou que a atividade de aplicação de doses ocorre por meio do agendamento e, por isso, não pratica a chamada "Xepa das Vacinas". 

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória informou que, com o agendamento online, é possível organizar a vacinação apenas com a quantidade de doses equivalente à quantidade de pessoas que marcaram seus horários para imunização.

Segundo a secretaria, caso surjam doses remanescentes, essas serão usadas exclusivamente entre pessoas que pertençam a um grupo prioritário da atual etapa de vacinação, seja por meio do agendamento online ou pela vacinação das pessoas do território, como por exemplo, os acamados ou restritos ao leito.

Já a Secretaria de Saúde de Cariacica informou apenas que as vacinas no município são todas destinadas aos grupos prioritários que estão sendo vacinados e que os agendamentos são feitos de acordo com o número de doses disponíveis.

*Com informações do repórter Álvaro Zanotti , da TV Vitória/Record TV

 


Pontos moeda